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... Alimentação e Dieta:

É o processo pelo qual os organismos consomem na sua dieta diferentes tipos de alimentos com o objetivo de receber os nutrientes necessários para funções como movimentar-se, crescer ou reproduzir-se.

A alimentação saudável provem principalmente de alimentos naturais. É necessária a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos podendo variar de organismo para organismo. Há que ter em conta fatores como: a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, assim como o gasto calórico de cada pessoa. A pirâmide da alimentação representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas na sua dieta. Devemos incluir todos os grupos para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos na base da pirâmide, ricos em hidratos de carbono como pães, massa, cereais e arroz, devem ser consumidos em maior quantidade, ao contrário dos óleos, gorduras, doces e açucares, que estão no topo e devemos comer menos. No meio estão os que devem ser ingeridos moderadamente.

 

Princípios de uma boa alimentação:

Adequação: a diferentes fases da vida e condições fisiológicas

Qualidade: alimentos nutritivos

Quantidade: o bastante para as funções do organismo e gastos calóricos

Harmonia: equilibrio nutricional entre quantidade e qualidade

Variedade: seleção nutricional

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... Nutrição :

É um processo biológico em que organismos assimilam nutrientes necessários para a vida, tendo como objetivo o bem-estar e a preservação da saúde.

Consequências de uma má nutrição: Avitaminose, diabetes, distúrbios alimentares, desnutrição, inanição, kwashiorkor, marasmo, obesidade.

Dietas populares: Sem glúten / Dukan / de Restrição calórica / Vegetariana / Mediterrânica / Pritikin / do Paleolítico

 

Dica: Tenha uma alimentação sempre equilibrada, rica em nutrientes, faça muito exercício físico e não acredite em todas as formulas milagrosas para emagrecer rápidamente. Bom apetite!

 

 
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