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Sites de Alimentação Saudável e Nutrição

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Espreite os melhores sites de alimentação e nutrição da actualidade.


  • Sabores.sapo : Receitas para todas as ocasiões e bolsas. Dicas e conselhos sobre restaurantes. Receitas em vídeo, passo a passo.
  • Culinarias.net : Site com centenas de receitas práticas. Bom para aprendera cozinhar.
  • Int. Vinhos Douro e Porto : Site esteticamente fraco mas com conteúdo muito bom sobre vinhos, viticultura e turismo.
  • Infovini : A maior base de dados de vinhos Portugueses. Sugestões para ligar o vinho à alimentação.
  • Gastronomias e Portugal Gastronomias : Ambos os sites são veteranos na especialidade, com uma vastíssima base de dados e ambos têm um layout / design antiquado. Excelente conteúdo.
  • Alimentação Saudável : 15 regras para uma alimentação saudável. Dicas e concelhos para bem comer.


Alimentação Saudável e Dieta

É o processo pelo qual os organismos consomem na sua dieta diferentes tipos de alimentos com o objectivo de receber os nutrientes necessários para funções como movimentar-se, crescer ou reproduzir-se.

A alimentação saudável provem principalmente de alimentos naturais.

É necessária a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos podendo variar de organismo para organismo.

Há que ter em conta factores como: a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, assim como o gasto calórico de cada pessoa.

A pirâmide da alimentação representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas na sua dieta. Devemos incluir todos os grupos para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita.

Os alimentos na base da pirâmide, ricos em hidratos de carbono como pães, massa, cereais e arroz, devem ser consumidos em maior quantidade, ao contrário dos óleos, gorduras, doces e açucares, que estão no topo e devemos comer menos. No meio estão os que devem ser ingeridos moderadamente.


Princípios de uma boa alimentação:

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  1. Adequação: a diferentes fases da vida e condições fisiológicas
  2. Qualidade: alimentos nutritivos
  3. Quantidade: o bastante para as funções do organismo e gastos calóricos
  4. Harmonia: equilíbrio nutricional entre quantidade e qualidade
  5. Variedade: seleção nutricional


Nutrição

É um processo biológico em que organismos assimilam nutrientes necessários para a vida, tendo como objetivo o bem-estar e a preservação da saúde.


Consequências de uma má nutrição

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  • Avitaminose : Doença causada pela falta de vitaminas no corpo humano. Usualmente, deve-se a uma alimentação insuficiente, mas pode também surgir por outras razões.
  • Diabetes : Esta doença verifica-se quando temos níveis elevados de açúcar no sangue. Se a doença não for tratada a tempo, pode inclusivamente causar a morte.
  • Distúrbios alimentares : São maus hábitos alimentares que prejudicam a saúde. Dois bons exemplos são a falta de nutrientes no organismo ou a ingestão regular de alimentos em excesso. Transtornos alimentares estão habitualmente relacionados com estes distúrbios. Os mais conhecidos são a anorexia e a bulimia.
  • Desnutrição : Quando nutrientes essenciais não estão presentes no nosso organismo, como vitaminas e minerais, ou quando a necessidade calórica é extremamente alta, então podemos dizer que sofremos deste tipo de má nutrição.
  • Inanição : É um estado muito debilitado em que se encontra uma pessoa. As razões podem ser: por ter tido uma má alimentação, por esta ter sido inexistente durante tempo excessivo ou porque o organismo tem dificuldade em processar os alimentos.
  • Kwashiorkor : É uma desnutrição mediana em que o organismo tem falta de proteínas e vitaminas. Por norma está relacionado com elevado consumo de hidratos de carbono tais como cereais, doces ou pão por exemplo.
  • Marasmo : É uma desnutrição em que o organismo tem níveis muito baixos de hidratos de carbono e gorduras por ter estado tempo excessivo sem nutrientes essenciais como os sais minerais ou vitaminas.
  • Obesidade : Condição em que se encontra uma pessoa que tem excesso de gordura corporal derivado a uma alimentação pouco saudável podendo dar origem a doenças do foro cardiovascular ou oncológico, entre outras..


Dietas populares

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  • Sem glúten : Como o nome indica, esta dieta não contempla alimentos com este composto de proteínas. Visa ingerir um menor número de calorias conduzindo assim ao emagrecimento. Outra razão para se fazer esta dieta é a intolerância ao glúten.
  • Dukan : Esta dieta está dividida em 4 fases. Uma primeira em que se come essencialmente alimentos ricos em proteínas (66) e beber muita água. Uma segunda fase em que se pode ingerir alguns legumes e verduras (34) mas ainda sem hidratos ou gorduras. Uma terceira, com o acréscimo não exagerado de alguns hidratos de carbono. E por último a quarta fase de onde deverá caminhar 20 minutos, ingerir 3 colheres de sopa de aveia ao dia e uma vez por semana passar o dia na fase 1.
  • de Restrição calórica : Dieta com um baixo teor de calorias diárias. Dietas extremas deste género podem levar a problemas com o sistema imunológico ou disfunções no metabolismo.
  • Vegetariana : Dieta que excluí a carne e o peixe. Não confundir com Vegan que acrescenta também à lista proíbida os derivados de origem animal. É esta a diferença.
  • Mediterrânica : É considerada uma das dietas mais saudáveis. Tem por base o azeite da oliveira, cereais, as frutas e verduras. Carne e peixe ou produtos lácteos deverão ser ingeridos moderadamente e pode acompanhar com vinho ou infusões.
  • Pritikin : É uma dieta quase sem gordura e algumas pequenas refeições saudáveis entre as principais. Só 10% da dieta tem gordura na ementa.
  • do Paleolítico : Resumidamente, pode ingerir carne sem restrições, os hidratos estão condicionados. A ideia é fazer a alimentação que os nossos antepassados faziam e cuja alimentação vinha da terra e não dos supermercados.


Dica: Tenha uma alimentação sempre equilibrada, rica em nutrientes, faça muito exercício físico e não acredite em todas as formulas milagrosas para emagrecer rapidamente. Bom apetite!