Buda
frases ... voltar a: FRASES


Sobre Buda

Nome: Sidarta Gautama

Nacionalidade: Nepal

Nasceu a 563 a.C., Lumbini, atualmente Nepal e faleceu a 483 a.C. em Kushinagar, atualmente Índia.

Buda, o Iluminado. Fundador do budismo







Frases de Buda

Clique nas fotos para visualizar as frases em tamanho maior


buda a causa da derrota

A causa da derrota não está nos obstáculos ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa.

buda amigo falso e maldoso

Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.

buda a paz vem de dentro

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

buda classes de pessoas infelizes

Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.

buda somos o que pensamos

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

buda conflito entre o bem e o mal

O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.

buda conquistar a si mesmo batalhas

É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.

buda e fundamental despertar

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

buda guardar raiva queimar-se

Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.

buda sol lua verdade

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.

buda ser capaz

É capaz quem pensa que é capaz.

buda homem nobre piedade

Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas.

buda o que acaba com o odio e o amor

Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.

buda o que somos consequencia

O que somos é consequência do que pensamos.

buda o segredo da saude mental

O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.

buda pensamentos rancorosos paz

Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz.







Buda - Sites Relevantes


eBiografia : Biografia de Buda.

Wikipédia : Acerca de Buda.




Frases de Buda para refletir

  • Todas as coisas condicionadas são impermanentes – quando alguém vê isso com sabedoria, afasta-se do sofrimento.
  • O que é o mal? Matar é mau, mentir é mau, caluniar é mau, abusar é mau, fofocar é mau, inveja é má, ódio é mau, apegar-se à falsa doutrina é mau; todas essas coisas são más. E qual é a raiz do mal? O desejo é a raiz do mal, a ilusão é a raiz do mal.
  • Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. É fundamentado nos nossos pensamentos e composto dos nossos pensamentos. Se um homem fala ou age com um pensamento maligno, o sofrimento o segue como a roda segue o casco da besta que puxa a carroça. Se um homem fala ou age com um bom pensamento, a felicidade o segue como uma sombra que nunca o abandona!
  • Tudo é, portanto criado, controlado e regido pela mente. Assim como o carro segue o boi que o puxa, o sofrimento segue a mente que se cerca de maus pensamentos e de paixões mundanas.Fonte:
  • Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor por cada um excede a necessidade do outro.
  • A raiz do sofrimento é o apego.



Textos Budistas


O Mestre

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião.
Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro.
Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo.
Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.


Árvore

Como uma árvore, que embora derrubada, continua a crescer enquanto as suas raízes estiverem sãs e firmes, assim também continuará a sofrer mais e mais o homem que não tenha extirpado a sua cobiça.


Os Homens

Todos os homens tremem ante a punição e todos os homens temem a morte; lembra-te que te assemelhas a eles, e portanto não mates nem contribuas para a matança.


As sete verdades do bambu

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou: Vovô, corre aqui!

Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e…

…este bambu tão fraco continua de pé ? Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.

A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.

Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.

Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sòzinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.

A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.

A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é ôco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.

A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.

Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é : ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.


Vaidade

Quem se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, com o tempo invejará aquele que se esforçou na meditação.


O homem

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.


A verdadeira caridade

A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que dá, não ocasionalmente, mas constantemente.


Mundo do erro

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.


Apelo - Dalai Lama

Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa.
As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração.
Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade.
Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros.
Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.
Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranquilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade.
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces.


Como alcançar a felicidade - Dalai Lama

Para começarmos, podemos dividir todo tipo de felicidade e sofrimento em duas categorias principais: mental e física.
Das duas, é a mente que exerce a maior influência em muitos de nós.
A menos que estejamos gravemente doentes, ou privados de nossas necessidades básicas, a condição física representa um papel secundário na vida.
Se o corpo está satisfeito, praticamente o ignoramos.
A mente, entretanto, registra cada evento, por mais pequeno que seja. Por isso, deveríamos devotar nossos mais sérios esforços à produção da paz mental.
A partir de minha própria limitada experiência, descobri que o mais alto grau de tranqüilidade interior vem do desenvolvimento do amor e da compaixão.
Quanto mais nos ocuparmos com a felicidade alheia, maior se tornará nossa sensação de bem-estar.
O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com os outros automaticamente descansa a mente.
Isto ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças que possamos ter e, nos dá força para enfrentarmos quaisquer obstáculos que encontramos.
É a principal fonte de sucesso na vida.
Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas.
Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa habilidade de encarar as dificuldades.
Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos têm de passar por sofrimento, esta perspectiva mais realista aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos os problemas.
Na verdade, com essa atitude, cada novo obstáculo pode ser encarado como sendo mais uma valiosa oportunidade de aprimorar nossa mente!
Desse modo, podemos gradualmente nos esforçar para nos tornarmos mais compassivos, ou seja, podemos desenvolver tanto a genuína empatia pelo sofrimento dos outros, quanto a vontade de ajudar a remover sua dor.
Como resultado, crescerão nossas próprias serenidade e força interior.


Começa por ti - Dalai Lama

Tua natureza divina não foi feita para ser aprisionada à sombra do sofrimento, fora do alcance de Deus, e sim para expandir, crescer, para assim, reencontrar sua real função.
És a flecha que tem por destino ser arremessada ao tronco do conhecimento e, se forças em direção contrária, cais em depressão, por negares ao teu ser a tua real necessidade que é a de estares livre, presente na tua realidade divina. Deves saber que as coisas não precisam acontecer nesta ordem.
Tens a opção em escolher novamente, sempre que sentires a ausência do teu coração em tuas decisões, ou seja, a ausência da paz de espírito.
Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita
tua morada, e lá, começa por ti.
O que queres que não podes ter?
Nesta frase tão curta, reside todo o emaranhado de fios que te sufocam a cada dia.
Começa por ti e em ti.
Aprende a conhecer tuas reais necessidades
e começa por elas.
Uma a uma, purificando teu ser do sofrimento que tens te causado por todo este tempo.
Desacredita da tua má sorte e põe tua atenção, teu coração no conhecimento que está dentro de ti, em silêncio, a esperar-te para dar-te a paz,
a certeza de quem és.
Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior.
Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias.
Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.


Amor - Dalai Lama

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz.
Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final.
O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens.
Basicamente, todo mundo existe na própria natureza do sofrimento, por isso insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito.
O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.

Autor do Conteúdo...

Mateus, Luis. "Frases de Buda em fotos: Citações & Mensagens", https://melhores-sites.pt/buda-frases.html / Acedido em: 2023, Janeiro 02. © Carpeus

Sugestões para esta página?

carpeus@gmail.com