Mahatma Gandhi
frases ... voltar a: FRASES


Sobre Mahatma Gandhi

Nome: Mohandas Karamchand Gandhi

Nacionalidade: Indiano

Nasceu a 2 de outubro de 1869, no litoral de Guzerate, oeste da Índia e faleceu em 30 Janeiro 1948.

Advogado e defensor de movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.







Frases de Mahatma Gandhi

Clique nas fotos para visualizar as frases em tamanho maior


gandhi frases acao resultados

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

gandhi frases canalizar ira

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.

gandhi frases conflitos religiosos

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

gandhi frases fome no mundo

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

gandhi frases hipocrisia

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

gandhi frases justica

Só quando se veem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.

gandhi frases sinceridade agradar

Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.

gandhi frases sinceridade vida

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.

gandhi frases vinganca

Olho por olho, e o mundo acabará cego.

ghandi frases luta sucesso

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.

gandhi frases fraco forte

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.







Mahatma Gandhi - Sites Relevantes


www.mkgandhi.org : Mahatma Gandhi.

Histórias do Mundo : Mahatma Gandhi.

Wikipédia : Acerca de Mahatma Gandhi.





Textos Famosos de Mahatma Gandhi


Covardes e corajosos

Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito. Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é. Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida. Não julgue para não ser julgado... Um covarde é incapaz de demonstrar amor - isso é privilégio dos corajosos.


A única revolução possível é dentro de nós

Não é possível libertar um povo sem antes livrar-se da escravidão de si mesmo. Sem esta, qualquer outra será insignificante, efêmera e ilusória, quando não um retrocesso. Cada pessoa tem sua caminhada própria. Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço. Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos) modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades, etc. Nossa caminhada somente termina no túmulo. Ou até mesmo além... Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império...


Verdade Fundamental

Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras.


Violencia e perdão

Mas creio que a não violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor.