Papa Francisco
frases ... voltar a: FRASES


Sobre Papa Francisco

Nome: Jorge Mario Bergoglio

Nacionalidade: Argentino

Nasceu a 17 Dezembro 1936, Flores, Buenos Aires, Argentina.

Eleito papa a 13 de março de 2013, sucedendo ao Papa Bento XVI.







Frases de Papa Francisco

Clique nas fotos para visualizar as frases em tamanho maior


papa francisco ajudar pessoas

Se consigo ajudar uma só pessoa a viver melhor, isso já justifica o dom da minha vida.

papa francisco bondade religiosa

Não podemos nos aproveitar da nossa condição religiosa e da bondade do nosso povo para ser servidos e obter benefícios materiais.

papa francisco casais perdoar paz

Nunca terminem o dia sem assinar a paz. Às vezes penso nos casais que, depois de tantos anos, se separam. Talvez não tenha sabido perdoar a tempo.

papa-francisco-coracao-de-pedra

Os com o “coração de pedra” facilmente encontram pedras em suas mãos para serem atiradas.

papa francisco sentir compaixao

Talvez hoje nos faça bem perguntar a nós mesmos: sinto compaixão?

papa francisco vida caminho

Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente.

papa francisco cuidar pessoas

Algumas pessoas cuidam melhor de seus cães do que dos seus irmãos.

papa francisco cuidar do coracao

Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói.

papa francisco falso crente

É melhor não acreditar em Deus do que ser um “falso crente".

papa francisco familia esperanca futuro

A família é a espença do futuro. Rezemos especialmente pelas famílias que estão a passar por dificuldades, para que o Senhor as apoie.

papa francisco gesto de amor

Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!

papa francisco liberdade amizade

Sem liberdade não há amizade, não há amor, não há casamento.

papa francisco riqueza inveja felicidade

Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja... as pessoas invejam mesmo é o Sorriso fácil, a Luz própria, a Felicidade simples e sincera e a Paz interior.







Papa Francisco - Sites Relevantes


Notícias do Vaticano : Papa Francisco.

Wikipédia : Acerca de Papa Francisco.





Textos Famosos de Papa Francisco


Não chore...

Não chore pelo que você perdeu, lute pelo que você tem. Não chore pelo que está morto, lute por aquilo que nasceu em você. Não chore por quem o abandonou, lute por quem está a seu lado. Não chore por quem o odeia, lute por quem o quer feliz. Não chore pelo seu passado, lute pelo seu presente. Não chore pelo seu sofrimento, lute pela sua felicidade. Não é fácil ser feliz, temos que abrir mão de várias coisas, fazer escolhas e ter coragem de assumir ônus e bônus para ser feliz. Com o tempo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante com quem quer e luta para estar com você. Se engana quem acha que a riqueza e o status atraem a inveja... as pessoas invejam mesmo é o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e sincera e a paz interior....


O trabalho do Papa

Um dos títulos do Bispo de Roma é Pontífice, isto é, aquele que constrói pontes, com Deus e entre os homens. Desejo precisamente que o diálogo entre nós ajude a construir pontes entre todos os homens, de tal modo que cada um possa encontrar no outro, não um inimigo nem um concorrente, mas um irmão que se deve acolher e abraçar. Além disso, as minhas próprias origens impelem-me a trabalhar por construir pontes. Na verdade, como sabeis, a minha família é de origem italiana; e assim está sempre vivo em mim este diálogo entre lugares e culturas distantes, entre um extremo do mundo e o outro, actualmente cada vez mais próximos, interdependentes e necessitados de se encontrarem e criarem espaços efetivos de autêntica fraternidade. Neste trabalho, é fundamental também o papel da religião. Com efeito, não se podem construir pontes entre os homens, esquecendo Deus; e vice-versa: não se podem viver verdadeiras ligações com Deus, ignorando os outros. Por isso, é importante intensificar o diálogo entre as diversas religiões, para que jamais prevaleçam as diferenças que separam e ferem, mas, embora na diversidade, triunfe o desejo de construir verdadeiros laços de amizade entre todos os povos.


Deus e a bíblia

Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo, nós reconheceremos nossa divindade. A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores, contra a mensagem do amor e da verdade, caso contrário, irradiando através da Escritura chegou. Com base em nossa nova compreensão, vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro, é minha esperança de que, um dia, um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.


Catálogo de doenças

1. A doença de se sentir imortal ou indispensável Acomete os que se sentem ”superiores a todos” e não ”a serviço de todos”. O papa recomendou uma visita a um cemitério para vermos os nomes de tantas pessoas que “talvez acreditassem que eram imortais, imunes ou indispensáveis”.


2. A doença do excesso de trabalho Acomete os que “submergem no trabalho descuidando da melhor parte: sentar-se aos pés de Jesus”. O papa lembrou que Jesus “convidou seus discípulos a ‘descansarem um pouco’ porque descuidar do repouso leva ao estresse e à agitação".


3. A doença da fossilização mental e espiritual Acomete os que se escondem atrás de pilhas de papel e se tornam “máquinas de práticas” em vez de homens de Deus. Ao fazer isso, perdem a capacidade de “chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram.”
4. A doença do excesso de planejamento Planejar e se preparar para fazer as coisas é importante, mas “sem cair na tentação de impedir ou tentar dirigir a liberdade do Espírito Santo”.


5. A doença da má coordenação Acomete os membros da Igreja que “perdem a comunhão uns com os outros” e se convertem em “uma orquestra que produz ruídos porque não vive o espírito de equipe”.


6. A doença de Alzheimer espiritual Trata-se de uma “redução progressiva das faculdades espirituais” em consequência da “perda da memória” do encontro com o Senhor. O apóstolo ergue ao seu redor “muros e hábitos, quase sempre imaginários” e se torna dependente de suas paixões, caprichos e manias.


7. A doença da rivalidade e da vaidade Quando a aparência se torna o primeiro objetivo da vida.


8. A doença da esquizofrenia existencial Acomete os que “abandonam o serviço pastoral e se limitam às tarefas burocráticas, perdendo o contato com a realidade e as pessoas de verdade”.


9. A doença da fofoca É a doença dos que, sem ter coragem de dizer as coisas abertamente, falam pelas costas das pessoas. Ao fazer isso, semeiam a discórdia, como Satanás.


10. A doença de divinizar os chefes Acomete os que cortejam os superiores, são presos ao carreirismo e ao oportunismo e vivem a serviço daquilo que querem obter e não do que querem dar ao próximo.


11. A doença da indiferença com os outros Quando só pensamos em nós mesmos e perdemos a sinceridade e o calor das relações humanas. Quando, por inveja ou astúcia, sentimos alegria em ver o outro cair em vez de ajudá-lo a se levantar.


12. A doença da cara de enterro Acomete as pessoas que consideram que, para ser comprometido e consistente, “é necessário encher o rosto de melancolia e de dureza, assim como tratar os outros com rigidez e arrogância”. O apóstolo deve transmitir alegria: “Que bem nos faz uma boa dose de humor saudável.”


13. A doença da acumulação Quando o apóstolo, para encher um vazio existencial em seu coração, só pensa em acumular bens materiais.


14. A doença dos círculos fechados Quando fazer parte de uma panelinha se torna algo mais forte do que ser parte da Igreja como um todo e até mesmo ser um só com Cristo.


15. A doença do prazer mundano e do exibicionismo Quando o apóstolo transforma seu serviço em poder para obter mais proveitos mundanos e acumular ainda mais poder. São pessoas capazes de caluniar, difamar e desacreditar os demais para se exibirem e se mostrarem mais capazes do que os demais.


A corrupção

A corrupção é "uma praga apodrecida da sociedade é um pecado grave que brada aos céus, porque mina as próprias bases da vida pessoal e social. A corrupção impede olhar para o futuro com esperança, porque, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos dos fracos e esmaga os mais pobres. É um mal que se esconde nos gestos diários para se estender depois aos escândalos públicos. A corrupção é uma obstinação no pecado, que pretende substituir Deus com a ilusão do dinheiro como forma de poder. É uma obra das trevas alimentada pela suspeita e pela intriga. (...) Para erradicá-la da vida pessoal e social são necessárias prudência, vigilância, lealdade, transparência, juntamente com a coragem da denúncia. Se não se combate abertamente a corrupção, mais cedo ou mais tarde, ela nos torna cúmplices e destrói-nos a vida"