bancos de portugal

Bancos de Portugal

Informações sobre os principais bancos da actualidade em Portugal e no estrangeiro.


Instituições Bancárias

bancos de portugal e do mundo

Caixa Geral Depósitos

Ano de fundação - 1876, em Lisboa, Portugal. O maior banco de Portugal, propriedade do estado. À poucos anos a sua atividade foi reestruturada com o reorganização de alguns dos seus serviços. A Caixa Geral de Depósitos é uma instituição universal e tem alguns investimentos em outras instituições. Vasto leque de serviços financeiros especializados. Em crescimento no estrangeiro também.

Santander

Fundado em 1864, Santander, Espanha. Representa o maior grupo dentro da zona euro e o 4º maior em todo o mundo. Detém o antigo BANIF, assim como os balcões do Banco Popular e no ano de 2004, ficou com o Banco Totta. É o segundo maior banco privado em Portugal. Em sucessivo crescimento.

BPI

Ano de fundação - 1985, no Porto, Portugal. (Inicialmente, em 1981 foi era Sociedade Portuguesa de Investimentos) que passou a BPI em 1985. Quarta maior instituição financeira de Portugal. Com uma enorme presença no mundo, o BPI trabalha com uma oferta exemplar de serviços. Detém também participação em bancos africanos: o BFA, Angola e o BCI, Moçambique, assim como na COSEC e Allianz Portugal.

Novo Banco

Ano de fundação - 2014, em Lisboa, Portugal. Foi criado pelo estado português numa operação de emergência para salvar os activos bons do 'falecido' BES em 2014 com fundos da Troika e outros provenientes da banca portuguesa. O Novo Banco tenta agora ter o seu foco numa imagem diferente que o recoloque nos lugares cimeiros da liderança de mercado que sempre teve.

Millenium BCP

A operar desde 1985, no Porto, Portugal. É o maior banco privado português. Possui uma das mais completas gamas de produtos e serviços. Tem uma forte presença internacional que está a crescer de maneira sólida, além de apoiar muitas causas culturais ou científicas. Tem uma das maiores redes de sucursais a operar em Portugal. Foi destacado em 2018 pela revista Forbes, como sendo uma das maiores empresas do mundo.

Barclays

Ano de fundação - 1690, em Londres, Reino Unido. Foi adquirido em 2015 pelo grupo espanhol Bankinter e conta já com quase 100 balcões em Portugal. É um banco britânico multinacional presente em mais de 50 países. Possuí 17 balcões de em Moçambique, país onde também está a ter um bom desempenho.

Montepio

Ano de fundação - 1840, em Lisboa, Portugal. É uma instituição bancária portuguesa, (a mais antiga no país) e associada à sua índole de instituição virada para a poupança. O Montepio tem vindo a investir consideravelmente na sua renovação digital, não esquecendo a proximidade e o apoio a empresas e particulares de todas as idades.

Euro BIC

Fundado em 2008 em Lisboa, Portugal. Banco privado de capitais luso-angolanos, ex BIC. Em Fevereiro de 2020 o grupo A ABANCA Corporación Bancaria, SA anunciou a obtenção de 95% deste banco, ficando assim o seu proprietário.

Deutsche Bank

Fundado no ano de 1870 em Berlim, Alemanha. Das maiores instituições bancárias do mundo e a maior na Alemanha. Opera em Portugal desde 1978, sendo que em 2018 dá-se a venda do Deutsche Bank Portugal, para o grupo espanhol Abanca. Foi condecorado como o melhor banco global pela conceituada "Euromoney" em 2011.

BBVA

Ano de fundação - 1999 em Bilbao, Espanha. Banco espanhol a operar em mais de 30 países e cujo capital é formado por ações negociadas livremente.

ABANCA

Existe desde 2011 e foi fundada em Betanzos, Espanha com o nome de NCG Banco. Opera em múltiplos países, entre eles Portugal (4 balcões), Espanha, Reino Unido, América do sul, entre muitos outros. Em franco crescimento.

Crédito Agrícola

Ano de fundação - 1911 em Lisboa, Portugal. Com cerca de 90 caixas de crédito agrícola e 700 balcões nacionais, esta instituição tem a responsabilidade de financiar projetos agrícolas em Portugal.

Best

Fundado em 2001 em Lisboa, Portugal. A sua atividade tem por base o Banking, AssetManagement e o Trading. O Novo Banco detém 100% da participação desta instituição.

CTT

Ano de fundação - 2015 em Lisboa, Portugal. É uma jovem instituição cujos acionistas são apenas os CTT. A sua politica assenta na inovação, simplicidade, conveniência e competitividade.

Primus

Fundado em 2005 em Lisboa, Portugal. É uma instituição financeira especialista em financiamento multifinalidade, sendo assim um pouco diferente das habituais instituições bancárias.

Banco de Portugal

Ano de fundação - 1846, em Lisboa, Portugal. Banco central da República Portuguesa que foi nacionalizado em 1974. É quem tem a competência de supervisionar as instituições de crédito e sociedades financeiras de Portugal.



Aplicações de bancos com utilidade

aplicacoes de bancos com utilidade

Para usar preferencialmente através do ser smartphone, algumas aplicações que dão sempre jeito.


Caixa Direta (CGD)

Aplicação que não tem custos. Simples e seguro. Um serviço de homebanking da CGD onde pode fazer quase tudo o que faria num balcão.

BPI Net

É um serviço de Homebanking do BPI para clientes e empresas que permite realizar as principais operações bancárias que precisa de forma simples e também segura.

BPI App

Aplicativo do BPI que lhe permite organizar as suas finanças por categorias ou criar alertas para vários itens como gastos ou compromissos por exemplo. Assim como permite realizar também algumas operações tais como consultar extratos ou fazer transferências.

DABOX

Aplicação da CGD que lhe permite gerir contas de diferentes bancos. Considerada uma App de qualidade superior às demais onde pode organizar tudo o que tenha a ver com a gestão das suas finanças. Disponível não só para clientes CGD, como para todos os outros.

NB smart App

App do Novo Banco que permite fazer uma gestão inteligente do seu orçamento familiar a custo zero e gratuitamente. Permite inclusivamente saldar pequenas quantias através de redes sociais.

Moey!

Lançada pelo Crédito Agrícola, esta é um aplicação que lhe permite levantar dinheiro na zona Euro sem pagar nada. Possui também outras funções relacionadas com a manipulação de dinheiro, tais como enviar dinheiro ou dividir um almoço com um amigo.

App Millennium

Serviço de homebanking do Millennium que lhe permite gerir as suas finanças sem ter de se deslocar a um balcão. Pode adicionar contas de bancos diferentes na mesma App.

WiZink

App de um banco espanhol virado para uma vertente de soluções de crédito.

Unido

Um agregador e gestor de vários cartões de crédito, com as inerentes funcionalidades de uso e consulta das várias contas bancárias.


Perguntas mais frequentes sobre bancos


Quais os bancos com juros mais baixos?

bancos com juros mais baixos

O crédito à habitação é uma das maiores despesas dos portugueses. Sabendo deste facto, os bancos, regularmente alteram os seus spreads de maneira a serem competitivos entre si. Cabe-lhe a si, procurar na concorrência, melhores soluções, ou soluções mais à sua medida. Após essa pesquisa, vá ter com o banco com que trabalha e veja se lhes é possível igualarem ou superarem as propostas que pesquisou.


Quais os bancos aderentes ao MB Way?

mb way

A resposta encontra-se no próprio site da MB Way.


Que bancos são os mais seguros?

bancos mais seguros

Nacionais :

A segurança da banca está assegurada por fundos de garantia, no entanto não há 100% de certezas neste campo, podendo estes tornarem-se insolventes ou não conseguirem honrar as suas obrigações. Os nossos editores destacam dois bancos como sendo os de menor risco para o seu dinheiro: a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Santander, sendo talvez ainda uma melhor prática dividir as suas poupanças por ambos os bancos.

No estrangeiro :

Alemanha

Uma excelênte opção para guardar o seu dinheiro são os bancos alemães. A razão prende-se com a estabilidade da economia deste país. A desvantagem são as baixas taxas de juros para contas vindas do exterior.

Suiça

Este país é um destino bastante popular e do conhecimento em geral para contas offshore. O país economicamente também é estável e o nível de risco também é baixo. A desvantagem é a abertura de conta porque são muito exigentes e meticulosos quanto à documentação a apresentar.

Países Baixos

Estão entre os maiores centros de capital do mundo e o seu sitema bancário é dos mais desenvolvidos. A privacidade é muito protegida nos Países Baixos.

Outros Países

Luxemburgo, França, Canadá, Singapura ou Suécia são destinos a ter em conta.


Como escolher um banco em Portugal?

escolher um banco em Portugal

A escolha do seu futuro banco deverá ter em consideração alguns fatores que aqui referimos, porque cada caso é um caso. Ora vejamos:

  • O que é oferecido : Reflita sobre o objectivo de abertura da sua conta. Pondere as condições que lhe oferecem mediante o que o levou a optar por determinada instituição bancária. Se por exemplo o seu objectivo é abrir uma conta poupança, tenha em conta quem lhe oferece melhores taxas de juro.
  • Custos de manutenção : Como todos sabemos, os bancos cobram, uns mais, outros menos, por determinadas operações. Em alguns bancos esses custos anuais poderão superar os 100 euros anuais. Atenção às anuidades de cartões ou custos de manutenção das contas.
  • Qualidade do atendimento : Em todo o negócio este é um factor que acaba por nos influenciar, a qualidade do atendimento, como somos tratados por quem gere o nosso dinheiro.
  • Credibilidade de cada instituição : Talvez um dos aspectos mais importantes a ter, se quiser entregar a um banco as poupanças de uma vida. Uma boa pesquisa online ou um bom aconselhamento com alguém minimamente entendido nesta área poderá ajudar na sua escolha.
  • Balcões e caixas automáticas : Convém ter noção se existem perto da sua residência, local de trabalho ou locais regularmente frequentados, caixas de levantamento automático, as ATM's ou um balcão.

Que bancos não têm comissões?

bancos sem comissoes

Activo Bank, Atlântico Europa, BNI, CTT e BIG não têm encargos com contas à ordem. Esta informação não invalida verificar junto da instituição bancária com quem está prestes a trabalhar, de questionar o preçário praticado pelo banco.




Onde achar retomas de bancos em Portugal?

retomas de bancos em portugal

Fazendo uma breve e simples pesquisa

Basta pesquisar no google por exemplo "retomas de bancos em Lisboa". Se a habitação que pretende é em outra localidade, é só mudar "Lisboa" por "Coimbra" por exemplo. Os primeiros resultados do google são sempre fiáveis.


Alguns sites seguros onde pode pesquisar por localidade

» idealista.pt

» fraccaoexacta.com

» trovit.pt



Bancos do Brasil

bancos do brasil

  • Banco do Brasil : O maior da América Latina com a maior rede de dependências do país.
  • Banco Central : Banco central do Brasil ligado ao Ministério das Finanças.
  • Banco da Amazónia : Banco comercial de economia mista.
  • Banco do Nordeste : Instituição financeira de sociedade de economia mista, controlada pelo Governo Federal Brasileiro.
  • BNDES : Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social é uma empresa pública federal associada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
  • Caixa Económica Federal : Com sede na capital do país, Brasília, é a maior instituição financeira de propriedade do governo. É o quarto maior banco do país por ativos e um dos maiores da América Latina.
  • BRDE : Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, desenvolvido e criado de forma conjunta pelos estados da Região Sul.
  • BANDES : É uma empresa pública federal que está associada ao Ministério das Finanças. Financia empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento da Venezuela.
  • BDMG : Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, atua como agente financeiro do Estado no apoio a projetos no setor público municipal e empresas privadas.
  • BADEP : Banco de Desenvolvimento do Paraná é uma instituição do governo do estado do Paraná, cuja principal missão é o desenvolvimento do estado.
  • Banco de Brasília : Pequena instituição brasileira controlada pelo governo do Distrito Federal.
  • BANESE : Banco estatal, controlado pelo Governo do Estado de Sergipe e a FEBRABAN.
  • Banpará : Banco do Estado do Pará, fundado no estado brasileiro do Pará.
  • Banrisul : É o maior do sul do Brasil e atua principalmente no estado do Rio Grande do Sul, com uma rede que atende mais de 365 cidades.
  • Itaú Unibanco : O Itaú foi um antigo banco brasileiro que se fundiu com o Unibanco em 4 de novembro de 2008 para formar o Itaú Unibanco.
  • Bradesco : O mais lucrativo banco privado do Brasil dos últimos anos presente em todos os municípios do país.
  • Santander : É um subsidiário do Santander no Brasil e um dos bancos mais importantes do mundo.
  • BTG Pactual : É uma empresa financeira brasileira que atua nos mercados da banca de investimento, criação de patrimônio e ativos.
  • HSBC : É um subsidiário do Bradesco no Brasil.
  • Banco Safra : É um banco local brasileiro. Faz parte do grupo Safra.
  • Banco Votorantim : Atua nos áreas de varejo, tesouraria, gestão de ativos e corretagem.
  • Citibank : Divisão de consumo da multinacional de serviços financeiros Citigroup.