Informações sobre os principais bancos da actualidade em Portugal e no estrangeiro.
Ano de fundação - 1876, em Lisboa, Portugal. O maior banco de Portugal, propriedade do estado. À poucos anos a sua atividade foi reestruturada com o reorganização de alguns dos seus serviços. A Caixa Geral de Depósitos é uma instituição universal e tem alguns investimentos em outras instituições. Vasto leque de serviços financeiros especializados. Em crescimento no estrangeiro também.
Fundado em 1864, Santander, Espanha. Representa o maior grupo dentro da zona euro e o 4º maior em todo o mundo. Detém o antigo BANIF, assim como os balcões do Banco Popular e no ano de 2004, ficou com o Banco Totta. É o segundo maior banco privado em Portugal. Em sucessivo crescimento.
Ano de fundação - 1985, no Porto, Portugal. (Inicialmente, em 1981 foi era Sociedade Portuguesa de Investimentos) que passou a BPI em 1985. Quarta maior instituição financeira de Portugal. Com uma enorme presença no mundo, o BPI trabalha com uma oferta exemplar de serviços. Detém também participação em bancos africanos: o BFA, Angola e o BCI, Moçambique, assim como na COSEC e Allianz Portugal.
Ano de fundação - 2014, em Lisboa, Portugal. Foi criado pelo estado português numa operação de emergência para salvar os activos bons do 'falecido' BES em 2014 com fundos da Troika e outros provenientes da banca portuguesa. O Novo Banco tenta agora ter o seu foco numa imagem diferente que o recoloque nos lugares cimeiros da liderança de mercado que sempre teve.
A operar desde 1985, no Porto, Portugal. É o maior banco privado português. Possui uma das mais completas gamas de produtos e serviços. Tem uma forte presença internacional que está a crescer de maneira sólida, além de apoiar muitas causas culturais ou científicas. Tem uma das maiores redes de sucursais a operar em Portugal. Foi destacado em 2018 pela revista Forbes, como sendo uma das maiores empresas do mundo.
Ano de fundação - 1690, em Londres, Reino Unido. Foi adquirido em 2015 pelo grupo espanhol Bankinter e conta já com quase 100 balcões em Portugal. É um banco britânico multinacional presente em mais de 50 países. Possuí 17 balcões de em Moçambique, país onde também está a ter um bom desempenho.
Ano de fundação - 1840, em Lisboa, Portugal. É uma instituição bancária portuguesa, (a mais antiga no país) e associada à sua índole de instituição virada para a poupança. O Montepio tem vindo a investir consideravelmente na sua renovação digital, não esquecendo a proximidade e o apoio a empresas e particulares de todas as idades.
Fundado em 2008 em Lisboa, Portugal. Banco privado de capitais luso-angolanos, ex BIC. Em Fevereiro de 2020 o grupo A ABANCA Corporación Bancaria, SA anunciou a obtenção de 95% deste banco, ficando assim o seu proprietário.
Fundado no ano de 1870 em Berlim, Alemanha. Das maiores instituições bancárias do mundo e a maior na Alemanha. Opera em Portugal desde 1978, sendo que em 2018 dá-se a venda do Deutsche Bank Portugal, para o grupo espanhol Abanca. Foi condecorado como o melhor banco global pela conceituada "Euromoney" em 2011.
Ano de fundação - 1999 em Bilbao, Espanha. Banco espanhol a operar em mais de 30 países e cujo capital é formado por ações negociadas livremente.
Existe desde 2011 e foi fundada em Betanzos, Espanha com o nome de NCG Banco. Opera em múltiplos países, entre eles Portugal (4 balcões), Espanha, Reino Unido, América do sul, entre muitos outros. Em franco crescimento.
Ano de fundação - 1911 em Lisboa, Portugal. Com cerca de 90 caixas de crédito agrícola e 700 balcões nacionais, esta instituição tem a responsabilidade de financiar projetos agrícolas em Portugal.
Fundado em 2001 em Lisboa, Portugal. A sua atividade tem por base o Banking, AssetManagement e o Trading. O Novo Banco detém 100% da participação desta instituição.
Ano de fundação - 2015 em Lisboa, Portugal. É uma jovem instituição cujos acionistas são apenas os CTT. A sua politica assenta na inovação, simplicidade, conveniência e competitividade.
Fundado em 2005 em Lisboa, Portugal. É uma instituição financeira especialista em financiamento multifinalidade, sendo assim um pouco diferente das habituais instituições bancárias.
É uma instituição financeira detida pelo Santander virado essencialmente para poupanças e investimentos.
Banco online concebido para ser utilizado apenas online no seu smartphone. Este banco digital tem sede em Berlim.
É uma instituição financeira virada essencialmente para investimentos muito variados. São necessários 2000 euros para abrir conta e residência fiscal em Portugal.
Não é um banco, mas oferece soluções equipadas a um verdadeiro banco. Tem acesso a um cartão de débito MasterCard para fazer pagamento em qualquer parte do mundo. Simples de aceder e usar. Super seguro.
É um provedor de serviços financeiros digitais, mas não pera como um banco. Semelhante ao Wise com planos gratuitos e pagos, também disponibiliza soloções de investimento.
Ano de fundação - 1846, em Lisboa, Portugal. Banco central da República Portuguesa que foi nacionalizado em 1974. É quem tem a competência de supervisionar as instituições de crédito e sociedades financeiras de Portugal.
Página do Banco de Portugal com todas as instituições autorizadas a operar em Portugal com informações de cada banco sobre morada, capital realizado, capital subscrito, início de atividade, código de IF,...
Página da wikipédia com todos os bancos a operar em Portugal, assim como todos os bancos extintos.
Página da Rankia com todos os bancos em Portugal, com a devida descrição acerca dos mesmos.
Instituições finançeiras instituições financeiras, assim como empresas de crédito ou operadoras de telecomunicações que disponibilizam produtos finançeiros. Página disponibilizada pelo portal "comparaja.pt".
Para usar preferencialmente através do ser smartphone, algumas aplicações que dão sempre jeito.
Aplicação que não tem custos. Simples e seguro. Um serviço de homebanking da CGD onde pode fazer quase tudo o que faria num balcão.
É um serviço de Homebanking do BPI para clientes e empresas que permite realizar as principais operações bancárias que precisa de forma simples e também segura.
Aplicativo do BPI que lhe permite organizar as suas finanças por categorias ou criar alertas para vários itens como gastos ou compromissos por exemplo. Assim como permite realizar também algumas operações tais como consultar extratos ou fazer transferências.
Aplicação da CGD que lhe permite gerir contas de diferentes bancos. Considerada uma App de qualidade superior às demais onde pode organizar tudo o que tenha a ver com a gestão das suas finanças. Disponível não só para clientes CGD, como para todos os outros.
App do Novo Banco que permite fazer uma gestão inteligente do seu orçamento familiar a custo zero e gratuitamente. Permite inclusivamente saldar pequenas quantias através de redes sociais.
Lançada pelo Crédito Agrícola, esta é um aplicação que lhe permite levantar dinheiro na zona Euro sem pagar nada. Possui também outras funções relacionadas com a manipulação de dinheiro, tais como enviar dinheiro ou dividir um almoço com um amigo.
Serviço de homebanking do Millennium que lhe permite gerir as suas finanças sem ter de se deslocar a um balcão. Pode adicionar contas de bancos diferentes na mesma App.
App de um banco espanhol virado para uma vertente de soluções de crédito.
Um agregador e gestor de vários cartões de crédito, com as inerentes funcionalidades de uso e consulta das várias contas bancárias.
O crédito à habitação é uma das maiores despesas dos portugueses. Sabendo deste facto, os bancos, regularmente alteram os seus spreads de maneira a serem competitivos entre si. Cabe-lhe a si, procurar na concorrência, melhores soluções, ou soluções mais à sua medida. Após essa pesquisa, vá ter com o banco com que trabalha e veja se lhes é possível igualarem ou superarem as propostas que pesquisou.
A resposta encontra-se no próprio site da MB Way.
A segurança da banca está assegurada por fundos de garantia, no entanto não há 100% de certezas neste campo, podendo estes tornarem-se insolventes ou não conseguirem honrar as suas obrigações. Os nossos editores destacam dois bancos como sendo os de menor risco para o seu dinheiro: a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Santander, sendo talvez ainda uma melhor prática dividir as suas poupanças por ambos os bancos.
Uma excelênte opção para guardar o seu dinheiro são os bancos alemães. A razão prende-se com a estabilidade da economia deste país. A desvantagem são as baixas taxas de juros para contas vindas do exterior.
Este país é um destino bastante popular e do conhecimento em geral para contas offshore. O país economicamente também é estável e o nível de risco também é baixo. A desvantagem é a abertura de conta porque são muito exigentes e meticulosos quanto à documentação a apresentar.
Estão entre os maiores centros de capital do mundo e o seu sitema bancário é dos mais desenvolvidos. A privacidade é muito protegida nos Países Baixos.
Luxemburgo, França, Canadá, Singapura ou Suécia são destinos a ter em conta.
A escolha do seu futuro banco deverá ter em consideração alguns fatores que aqui referimos, porque cada caso é um caso. Ora vejamos:
Activo Bank, Atlântico Europa, BNI, CTT e BIG não têm encargos com contas à ordem. Esta informação não invalida verificar junto da instituição bancária com quem está prestes a trabalhar, de questionar o preçário praticado pelo banco.
Basta pesquisar no google por exemplo "retomas de bancos em Lisboa". Se a habitação que pretende é em outra localidade, é só mudar "Lisboa" por "Coimbra" por exemplo. Os primeiros resultados do google são sempre fiáveis.
Luis Mateus. "Bancos de Portugal, os melhores sites!", https://melhores-sites.pt/bancos-de-portugal-sites.html / Acedido em: 2023, Maio 29. © Carpeus
carpeus@gmail.com