Com o fato dos pacotes de TV, das diferentes operadoras, estar cada vez mais caro, assim como o encarecimento dos serviços 'streaming', como é exemplo a 'Netflix', e ainda o surgimento de 'ISPs' que só oferecem uma ligação à internet, como é o exemplo da LigaT, torna-se inevitável o consumidor procurar serviços mais baratos e como tal mostrar maior interesse no IPTV.
Mas, com a amplitude do mercado do IPTV, torna-se essencial adquirir algum conhecimento básico sobre o mesmo, dando-se prioridade à seleção da 'app' mais adequada, sendo que a mesma deve ser escolhida tendo em conta a melhor qualidade e exequibilidade.
A IPTV consiste numa transmissão de um sinal de TV realizada através da Internet, ou seja, não necessita da utilização de antenas, nem de descodificadores, necessitando apenas de estar ligada à internet e de uma app que permita ler as listas da TV.
No mercado pode encontrar-se diferentes formas de IPTV: aplicações das próprias emissoras; provedores de TV Online, sites que disponibilizam gratuitamente TV ao vivo, ou serviços de IPTV de terceiros (sendo estes maioritariamente ilegais, por oferecerem canais Premium).
Esta nova tecnologia tem tido um grande sucesso, por tornar possível visionar filmes, séries, futebol e ainda episódios da telenovela preferida do consumidor, a um preço muito mais acessível e por vezes grátis.
A IPTV opera através de listas. Estas são uma forma de “caixas” de canais que são programados de forma que o utilizador os possa usar e aceder. As mesmas vão sendo atualizadas e oferecem diferentes tipos de programação.
Para se utilizar estas listas basta usar, por exemplo, uma das aplicações acima referidas.
Não são muitas, mas existem algumas listas de qualidade em Portugal, sendo os programas falados em português e estando disponíveis gratuitamente.
Apesar de durante alguns anos as IPTVs terem ganho a reputação de serem piratas, este fato não é totalmente verdade, ou seja, existem IPTVs legais e outras ilegais, basta saber diferenciar e escolher.
As listas abaixo apresentadas são listas totalmente legais e 100% seguras.
O M3UPT é um projeto aberto, que oferece num ficheiro M3U (formato tradicional de listas IPTV), uma numerosa lista de canais portugueses. Este projeto apenas coloca à disposição dos seus utilizadores streams de canais públicos e oficiais.
Atenção: alguns destes canais podem ter limitações geográficas. Assim, caso não se esteja em território nacional, há a necessidade de se usar uma VPN para se conseguir aceder aos canais. A VPN é uma rede privada virtual que possibilita uma conexão de rede privada entre vários dispositivos pela Internet, como por exemplo a Urban VPN, que além de ser gratuita, tem servidores em Portugal, tais como VLC Windows e MAC e a Kodi.
A PTIPTV, assim como a M3UPT, são listas criadas gratuitamente e legalmente pela IPTV Portugal. Estas listas, tal como foi referido anteriormente, contêm somente streams oriundos de fontes oficiais como por exemplo RTP Play, TVI Player e sites dos canais generalistas.
Além de todos estes canais, com esta lista também se pode utilizar mais de 100 câmaras de praias portuguesas, que permitem saber se a praia está ou não movimentada, assim como o estado do tempo.
O principal ficheiro das listas IPTV é o M3U, sendo que este contém uma lista de canais, com os seus nomes e URL da fonte do streaming.
Existem vários softwares que conseguem ler este tipo de ficheiro, e que apresentam variações e funções diversas relativamente à sua interface. Podem assim encontrar-se diferentes hipóteses em diferentes dispositivos. Por exemplo, no pc (Mac e Windows), pode utilizar-se o VLC, sendo um player totalmente gratuito, reprodutor de mídia e com código aberto para Windows, Linux e macOS. Reproduz e transmite qualquer tipo de arquivo de áudio e vários arquivos de vídeo, assim como filmes em DVD.
O ficheiro EPG é responsável por mostrar a programação de cada um dos canais. Apesar de nem todos as aplicações serem compatíveis com este ficheiro, não significa que se perca o bom funcionamento de uma lista IPTV.
O fato de se aceder a uma boa lista EPG, permitirá aumentar excepcionalmente a experiência de utilização, pois este acesso permite saber sempre o que está a dar em determinado canal, ou o que irá dar a seguir.
As listas funcionam em diversos players como por exemplo:
É muito simples!
Carrega-se nos links das listas, como o que foram acima referidos (M3U e EPG) e coloca-se em qualquer programa que os consiga ler, como o VLC, que também já foi referido anteriormente.
Se se estiver a usar um PC Windows ou Mac, abre-se o VLC, clica-se em 'Ficheiro' e, de seguida, em 'Abrir rede', colaca-se o link M3U que se pretende aceder e fica-se logo com acesso imediato às 'streams' dos canais acima mencionados.
Todas as operadoras em Portugal oferecem apenas o serviço de internet, no entanto este continua a ser bastante caro.
A opção mais barata é sem dúvida a LigaT, tendo esta como objetivo, e passo a citar, “democratizar o acesso à internet, sem barreiras ou limites, sem mais tretas”.
A LigaT fundamenta este objetivo, tendo em conta três aspetos:
Abaixo indicamos as boxes mais relevantes que podes pesquisar no google. Procura os melhores preços e o que melhor serve as tuas necessidades.
A IPTV (Internet Protocol Television) é uma das formas de se poder visionar canais de televisão pela internet, sem ser necessário utilizar-se uma antena ou um cabo. A IPTV possibilita que se aceda a uma grande diversidade de conteúdos, tais como documentários, desportos, séries, filmes, entre outros, através de qualquer dispositivo, como um smartphone, uma smart TV, uma box, um computador, um Android, etc.
Em Portugal, são vários os serviços de IPTV, com diferentes pacotes de canais, preços e qualidade. Porém, há que ter em conta que nem todos estes serviços são seguros, confiáveis e legais. É, assim, muito importante ter cuidado ao contratar um serviço de IPTV.
Um serviço de IPTV legal tem autorização dos possuidores dos direitos de transmissão dos canais que oferece, ou seja, um serviço de IPTV legal paga uma taxa, aos canais, para que possa transmiti-los aos seus utilizadores. Além disso, um serviço de IPTV legal respeita todas as leis de propriedade intelectual e de proteção de dados.
Por outro lado, um serviço de IPTV ilegal não tem autorização dos possuidores dos direitos de transmissão dos canais que oferece, ou seja, um serviço de IPTV ilegal pirateia os canais de forma a poder oferecê-los aos seus clientes sem pagar qualquer tipo de taxa aos canais e não respeita qualquer lei de proteção de dados ou de propriedade intelectual.
Vários são os riscos tanto para o utilizador como para o dispositivo usado, ao se contratar um serviço de IPTV ilegal, sendo eles:
Apesar de uma grande parte das pessoas associar a IPTV à pirataria, não é de todo verdade. IPTV significa somente “TV pela Internet”, ou seja, TV pelo Protocolo de Internet. Por exemplo, quem tiver a 'app' RTP Play, MEO Go, ou NOS TV, no seu smartphone, já está a desfrutar legalmente de IPTV.
Tal como já foi referido anteriormente, o IPTV é apenas uma tecnologia que transmite sinais televisivos, para aparelhos digitais, sendo esta uma excelente forma de se ter acesso a diversos canais, gratuitamente, seja no telemóvel, televisão ou pc.
Para escolher-se um serviço de IPTV legal, deve-se ter em conta:
Com a IPTV pode-se assistir a canais de televisão pela da internet, sem ser necessário a instalação de uma antena ou cabo. A IPTV possibilita ter acesso a uma diversidade de conteúdos, como filmes, séries, desportos, documentários, entre outros, através dum dispositivo, tal como um PC, um smartphone, uma smart TV, uma box Android, etc.
Em Portugal, existem diversos serviços de IPTV, que oferecem vários pacotes de canais, qualidade e preços. Mas, há que ter em conta que alguns serviços de IPTV não são legais, seguros e confiáveis.
Por este motivo, é essencial que se tenha alguns cuidados antes de se contratar um serviço de IPTV, como por exemplo verificar a reputação, a legalidade, a qualidade e o preço do serviço.
Voltar à página principal do Blog!
06 Out, 2024 : : Luis Mateus
O 'Blog dos melhores-sites.pt' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...