lavandarias self-service

... voltar ao BLOG


Quando se recorre a uma lavandaria self-service, acredita-se que este serviço nos traz benefícios, como poder tornar-se mais barato, mais fácil e mais rápido do que quando realizado em casa. Mas será que utilizar uma lavandaria self-service compensa mesmo?

lavandaria-self-service-compensa?

Recorrer a uma Lavandaria self-service compensa a nível económico?

A nível económico NÃO!

Segundo um estudo efetuado pela DECO (Associação de Apoio ao Consumidor), a 62 lavandarias self-service, de 25 concelhos de Portugal, usar este tipo de serviço fica três vezes mais caro do que realizá-lo em casa.
Através deste estudo concluiu-se que, por exemplo, se durante uma semana, se lavar e secar 16 kg de roupa, o que equivale a duas lavagens numa máquina de 8 kg, enquanto se o serviço fosse efetuado numa lavandaria self-service, o gasto seria de 9,5 € semanais. Se o mesmo fosse efetuando em casa, o gasto seria apenas de 3 € semanais. E atenção, se estiver bom tempo, e não for necessário utilizar-se a máquina de secar, este último valor é ainda menor.


lavandarias vantagens

Recorrer a uma Lavandaria self-service compensa a outros níveis?

SIM! A utilização das lavandarias self-service tem várias vantagens.
Apesar de a nível económico o serviço efetuado numa lavandaria self-service ser mais caro do que se o mesmo fosse realizado em casa, existem outros aspetos positivos a ter-se em conta quando se recorre à mesma, tais como:

  • Comodidade: pelo fato de existirem roupas de grande porte, como por exemplo edredons, cobertores e tapetes, que são praticamente impossíveis de lavar e secar em casa, há normalmente a necessidade de se recorrer ao serviço das lavandarias. Se o serviço for efetuado numa lavandaria tradicional, esta roupa não fica logo disponível, no entanto, se se recorrer a uma lavandaria self-service, em poucas horas a roupa pode voltar a ser utilizada.
  • Rapidez e tempo de espera: numa lavandaria self-service há a enorme vantagem de, em poucas horas, ter a roupa lavada e seca, mesmo em grande quantidade, com maior rapidez, ou seja, o tempo de espera para a nova utilização destas roupas é efetivamente reduzido. Enquanto se o serviço for feito em casa, a secagem da roupa, quer seja feita na rua ou na máquina de secar, é mais demorada.
  • Serviços disponíveis: em algumas das lavandarias self-service espalhadas pelo país, já existem 'vending machine' e 'Wifi'. Com este último serviço disponível, pode aproveitar-se para trabalhar ou manter-se atualizado nas redes sociais, durante o tempo de espera.
  • Sem necessidade de comprar qualquer máquina: no caso de não sentir necessidade de investir em máquinas de lavar e secar, por exemplo, se viver numa casa alugada, ou própria com pequenas dimensões, as lavandarias self-service tornam-se sem dúvida uma opção justificável tanto a nível económico, como de utilidade.


lavandarias desvantagens

Recorrer a uma Lavandaria self-service pode ter desvantagens?

É muito relativo falar-se em desvantagens relacionadas com as lavandarias self-service, uma vez que depende de vários aspetos, como por exemplo, o número de pessoas que constituem o agregado familiar.

  • Disponibilidade das máquinas: normalmente este tipo de lavandarias têm horários alargados, no entanto, enquanto em casa as máquinas estão sempre disponíveis, nem sempre acontece nas lavandarias self-service quando há uma elevada procura. Nestes casos a espera poderá ser maior do que o esperado, mas se, por exemplo, se recorrer a máquinas a funcionar junto a supermercados poderá sempre aproveitar-se para se ir às compras enquanto se espera.
  • Capacidade: uma vez que as máquinas das lavandarias self-service levam uma grande quantidade de roupa, o mais correto é juntar-se o máximo de roupa possível, justificando-se assim o investimento. Em famílias pequenas esta pode ser uma desvantagem visto ter de acumular roupa para lavar e secar, no entanto, em famílias com um maior agregado familiar este problema não se coloca.
  • Transporte: para quem não tem transporte próprio não é muito cómodo levar a roupa para a lavandaria e trazê-la de volta para casa, no entanto é possível fazê-lo utilizando, por exemplo, o mesmo método que se utiliza quando se vai às compras. No entanto, é de salientar que algumas lavandarias self-service já iniciaram o serviço de recolha e entrega dos artigos em casa.



Após a informação que foi dada anteriormente em relação às vantagens e desvantagens de se ser cliente de uma lavandaria self-service, por vezes surge uma curiosidade:
será que ser proprietário de um lavandaria self-service compensa?


vantagens abrir lavandaria

Quais as vantagens de se abrir uma Lavandaria Self-service?

Se o negócio que se procura é algo seguro, rentável e que ocupa muito menos tempo do que qualquer outro tipo de negócio, investir numa lavandaria self-service é sem dúvida a melhor escolha.

  • Taxa de Sucesso de quase 95%: a estatística confirma que 94,5% das lavandarias que foram abertas ao longo dos anos, continuam a existir e a lucrar. Este serviço tem crescido há mais de 60 anos, tendo acompanhado não só o crescimento populacional, como a maior mobilidade que as pessoas possuem.
  • Flexibilidade na gestão de tempo: ao contrário de qualquer outro negócio, este necessitará de pouco tempo do proprietário, ou seja, é possível abrir-se uma lavandaria self-service, mantê-la como um 'part-time' e continuar a trabalhar-se num emprego fixo por conta de outrem. Conclui-se assim que esta atividade se adapta facilmente ao estilo de vida de quem a pretenda abrir.
  • Custos com pessoal reduzidos: caso se pretenda contratar um empregado para ajudar tanto nas tarefas como no horário pretendido para abertura e fecho da lavandaria, obviamente haverá um custo acrescido, no entanto, este fato permitirá realizar-se uma maior oferta de serviços, como por exemplo, ir buscar e entregar roupa em casa do cliente. A contratação não terá de ser realizada a tempo inteiro, poderá muito bem ser feita em 'part-time', sendo ainda uma contratação com um grau de exigência mínimo, visto não ser necessário o funcionário ter escolaridade obrigatória.
  • 20 a 35% Retorno do Investimento: a organização 'Coin Laundry' realizou alguns estudos relacionados com o investimento efetuado em diversas lavandarias self-service e concluiu que o retorno anual do investimento, em cada uma delas, varia entre os 20 e os 35%. Assim sendo, é bastante provável que em 3 ou 4 anos, o proprietário de uma lavandaria self-service consiga recuperar todo o dinheiro investido no negócio.
  • Negócio de Dinheiro: ao contrário de outras atividades em que o serviço é feito e, por vezes, não é logo pago, com a lavandaria self-service isto não se aplica, ou seja, o pagamento do serviço é logo efetuado, permitindo assim uma maior facilidade em gerir-se o negócio.
  • Negócio estável: A necessidade de se lavar e secar roupa existe mesmo em tempos de crise, por isso este não é de todo um negócio que esteja dependente das flutuações da economia.
  • Sem necessidade de experiência prévia: para abrir-se uma lavandaria self-service não há necessidade de ter-se qualquer tipo de experiência no campo, nem mesmo conhecimentos técnicos. É praticamente suficiente seguir-se as informações dadas pelos fornecedores. A gestão do negócio em si também não carece de grandes conhecimentos, sendo o mais seguro entregá-la a um contabilista, que acompanhará o negócio e liquidará os impostos previstos na lei.


Como Planear o Investimento?

lavandarias planear investimento

Tal como quando se pretende abrir qualquer tipo de negócio, é fundamental ter-se em conta 3 aspetos no planeamento da abertura de uma lavandaria self-service, sendo estes:

Estudo de mercado e localização do espaço

É fundamental realizar-se um estudo de mercado, para assim verificar se existem estas necessidades nas áreas geográficas que interessam. Nem sempre é o mais correto instalar o negócio na sua zona preferida. Um dos fatores predominantes para se alcançar sucesso, é sem dúvida, a densidade populacional. Uma das formas de se estar consciente deste fator é analisando os dados estatísticos dos censos, para que assim possa ter a noção do número da população, as suas idades, entre outros.
O ideal é encontrar uma área com uma grande densidade populacional onde ainda não haja este tipo de serviço. No entanto, mesmo que já existam algumas lavandarias self-service na área, não é motivo para intimidações, basta chegar-se há conclusão que é possível oferecer-se um melhor serviço do que o realizado pela concorrência.
De certa forma, a localização de qualquer tipo de negócio determina na maioria o sucesso do investimento. Ao ajustar-se os dados demográficos com uma boa avaliação da carência do serviço em causa, permite caminhar em passos largos para o sucesso, neste caso, da lavandaria self-service.


Projetar o número de equipamentos

O número e quais os equipamentos necessários dependem de vários fatores.
Um dos aspetos a ter em conta é o espaço físico da loja, tal como a capacidade de lavagem e secagem que se pretende para que as máquinas sejam usadas frequentemente, mas tendo em atenção os períodos de grande movimento, para que se possa satisfazer todos ou o máximo de clientes possível.
É aconselhável que num espaço com cerca de 50 m² seja instalado:

  • 2 Máquinas de Lavar Roupa de 8 kg de capacidade
  • 1 Máquina de Lavar Roupa de 16 kg de capacidade
  • 2 Secadores de Roupa com 16 kg de capacidade

É de salientar, no entanto, que cada negócio é único, devendo ter-se em atenção que o mesmo deverá ser adequado à área geográfica onde está inserido, assim como os serviços que oferece.


Obter aconselhamento sobre os equipamentos

É essencial estar bem informado sobre vários fatores a ter em conta na aquisição do equipamento. Peça apoio ao seu fornecedor relativamente aos seguintes aspetos:

  • Capacidade de lavagem
  • Capacidade de secagem
  • Dimensões
  • Facilidade de utilização
  • Robustez
  • Rapidez
  • 'Design'
  • Assistência técnica
  • Economia


Quanto custa abrir uma Lavandaria self-service?

quanto custa abrir lavandaria-self-service

A resposta a esta questão pressupõe 5 aspetos importantes: o espaço físico, as obras, os equipamentos de lavagem e secagem, a abertura de atividade e a licença camarária.

Espaço físico

Quando já se possui um espaço físico, a preocupação será apenas com as obras necessárias para caberem os equipamentos, assim como a instalação elétrica, água e esgotos. No caso de ser um espaço alugado, há que certificar-se que este possui condições para sustentar o equipamento, a devida instalação elétrica, o aprovisionamento de água e os esgotos. Para simplificar as contas vamos presumir que a renda mensal seria de 1000 €, num espaço de 50m², cujo contrato o auxilie em qualquer eventualidade.


Obras

Há que se ter em conta o custo necessário para modificar um espaço que não tinha como objetivo acolher equipamentos específicos. Este valor dependerá, obviamente, dos metros quadrados necessários. O espaço físico, mesmo que possua uma excelente iluminação natural, necessitará ainda de uma boa iluminação, pois as lavandarias self-service também funcionam até tarde ou toda a noite. Uma abertura e fecho automático, na porta de entrada, é também considerado de extrema importância, pois irá facilitar a entrada e saída dos clientes que transportam volumes. Neste ponto, vamos supor um valor geral e presumível de 10.000 €.


Equipamentos de lavagem e secagem

Se, por exemplo, nos equipamentos constarem duas máquinas de lavar de 8 kg, uma de lavar de 16 kg, duas de secar com 16 kg de capacidade e uma central de pagamentos, e tendo-se em conta que estes são de qualidade, o valor rondará os 38 mil euros, incluindo os impostos.


Atividade

Para se ter um negócio aberto de forma legal, dever-se-á abrir atividade, e assim se poder colocar nas despesas todos os custos referidos anteriormente. Para tal há que recorrer a um serviço de contabilidade, que custa à volta dos 100 €; realizar a abertura de atividade, que ronda os 300 € e provavelmente adquirir uma licença para um programa de emissão de faturas e recibos, que custa à volta de 10 €.


Licença camarária

A abertura de uma lavandaria self-service, necessita de uma licença de porta aberta, como qualquer outro tipo de loja, e, por vezes, o pagamento de taxas para que se possa pôr publicidade. Estas questões poderão ser tratadas na câmara municipal. Uma vez que cada município cobra valores diferentes, vamos presumir que o mesmo ronda os 200 €.



Existe algum apoio/financiamento para a criação de um negócio?

lavandarias apoios

Um serviço de contabilidade eficaz, tem conhecimento de várias hipóteses de financiamento para a abertura de uma lavandaria self-service.
As leis estão sempre a mudar, mas o contabilista estará sempre a par das novidades.
Neste momento poder-se-á contar com os seguintes apoios, entre outros:

  • SIE2: apoia a abertura de microempresas, que não possuem tamanho ou força tecnológica para serem patrocinados pelo Portugal 2020.
  • PAECE: o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego apoia as novas empresas de diversas formas.
  • IEFP: o Instituto do Emprego e Formação Profissional, é um local a ter em conta, para quem quer abrir o seu próprio emprego.
  • DSolutions: é uma empresa que trata do plano de negócio que se tem em mente, assim como de estudos, candidaturas e incentivos. Apesar deste tipo de empresa ter um custo acrescido, acaba por poupar bastante tempo ao interessado e orienta-o em relação à melhor solução para cada caso em particular.


Conclusão

SIM, são várias as vantagens para se utilizar uma lavandaria self-service!

SIM, as lavandarias self-service são um ótimo negócio para se investir!



Voltar à página principal do Blog!


23 Mar, 2023 : : Luis Mateus blog 10


blog melhores sites logo

O 'Blog dos melhores-sites.pt' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...