zeus deus grego

... voltar ao BLOG



Seja por meio de histórias em quadrinhos, animações ou pelos livros de mitologia, muitos já se depararam com Zeus, o famoso deus grego. Assim, a sua origem, fama e atributos são bem interessantes e vale a pena saber mais sobre ele.



O Nascimento de Zeus

zeus nascimento

Muitos acham que Zeus foi o primeiro deus na mitologia grega. Todavia, ele faz parte da terceira geração de divindades, com a sua história de origem sendo uma das mais intrigantes.

No início dos tempos, 'Urano', o ser que representava o céu para os gregos, teve diversos filhos com Gaia, a deusa que representava a Terra. Entre eles, nasceu Cronos, o mais jovem dos Titãs, deus do tempo e rei entre os seus semelhantes.

'Cronos', apesar de reinar entre os titãs, sentia inveja do seu pai, 'Urano', que governava o restante da existência e do universo. Junto da sua mãe, o rei dos titãs castrou o seu pai e tomou o poder que ele possuía.

Entretanto, antes de se exilar, 'Urano' fez uma previsão: 'Cronos' também perderia os seus poderes pelas mãos do seu filho.

Assim, o tempo passou e 'Cronos' casou-se com Reia, outro titã. Dessa união, surgiram os primeiros deuses do Olimpo:

  • Zeus
  • Hades
  • Poseidon
  • Héstia
  • Deméter
  • Hera


Ao lembrar da profecia feita pelo seu pai, 'Cronos' passou a cometer um ato terrível: engolia os seus filhos logo após o seu nascimento. Isso ocorreu com todos, menos com o mais novo: o pequenino Zeus.
Em vez de dar o bebé para que Cronos o engolisse, Reia deu uma pedra, que foi suficiente para Cronos se dar por satisfeito. Dessa forma, Zeus pôde crescer longe do seu terrível pai, numa caverna no monte Ida.
Finalmente, após se tornar um adulto poderoso, Zeus procurou vingança. Ao dar uma poção mágica a 'Cronos', este regurgitou os seus filhos, que saíram todos crescidos e prontos para guerrear com o seu pai.
Como a profecia de 'Urano' previu, 'Cronos' e os outros titãs foram derrotados e os deuses do Olimpo tomaram o controlo do universo. Iniciava-se então a era heroica.





De onde vem a popularidade de Zeus?

zeus popularidade

Zeus com certeza é o deus mais famoso entre todas as divindades gregas, adorado até por povos de fora da Grécia. Mas de onde vem tamanha fama?
Há diversos motivos para a sua popularidade. Em primeiro lugar, vem o facto de ser o rei dos deuses. Isso tornava-o mais poderoso do que os seus semelhantes e, consequentemente, mais capaz de trazer bênçãos para os seus adoradores.
Por isso, costumava ter tantos templos e altares por todo o mediterrâneo, sendo celebrado em muitas regiões.
Para além disso, Zeus mostrou-se um deus mais próximo da raça humana, já que cometia erros e possuía falhas. Nesse sentido, a sua infidelidade para com a sua esposa Hera foi o ponto central de diversas histórias.
Com isso, as pessoas sentiam-se mais próximas do divino, já que mesmo o rei dos deuses fazia tais coisas consideradas “erradas”. Zeus amava, odiava, deleitava-se, sentia prazer numa boa bebida e descia dos céus para festejar com humanos.
Isso tornou-o “alcançável”, um ser divino que se misturava com mortais apenas por prazer.
Para uma informação completa e bem detalhada recomendamos o seguinte 'website': https://whoiszeus.pt.

Assuntos relevantes neste 'website': mitologia, história e reinado, o culto, símbolos, Zeus nos dias de hoje, entre outros...




Os poderes de Zeus

zeus poderes

Sendo o rei dos deuses, é totalmente esperado que Zeus seja um dos seres mais poderosos do Olimpo. Assim, o seu principal poder estava no controlo dos raios e trovões. Inclusive, é conhecido como o “Deus do trovão” em algumas versões.
Consequentemente, também controlava o clima, com capacidade de enviar fortes chuvas ou de manter secas pelas terras. Mas a sua força não se limitava a isso.
Zeus também podia mudar a sua aparência. Inclusive, daí surgiram várias das histórias em que esteve na Terra: ao se encantar por alguma mortal, descia dos céus e tomava a forma do seu esposo, originando os semideuses como Hércules e outras dezenas de filhos.
Também possuía uma força descomunal, com a qual conseguiu vencer o seu pai e muitos outros titãs. Fora isso, possuía poderes que só são mencionados numa história ou outra, como a capacidade de criar vida e outros semelhantes.


Zeus na cultura humana

zeus cultura

Para além de ser adorado pelos gregos, Zeus apareceu em diversas obras da cultura nos últimos milénios. Na verdade, vale dizer que, como deus, foi um dos poucos que ultrapassou as fronteiras da Grécia, sendo adorado por vários outros povos.
Assim, saltando algumas eras no futuro, Zeus passou a chamar atenção ao ser personagem de filmes como:

  • Jasão e os Argonautas, de 1963;
  • Fúria dos Titãs, 1981

Depois, na década de 90, foi um dos mais cativantes personagens na animação “Hércules”, da Disney. Também apareceu como personagem em quadrinhos, livros e até séries de TV. Com isso, manteve a sua fama, mesmo milénios depois da sua origem na Grécia Antiga.



Voltar à página principal do Blog!


13 Abr, 2023 : : Marta Mateus blog 10


blog melhores sites logo

O 'Blog dos melhores-sites.pt' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...