bolsa de valores

A Bolsa de Valores em Portugal e no Mundo


Sites da Bolsa Portuguesa bolsa de valores portugal


  • Euronext Lisboa (PSI20) : Pertence ao grupo Euronext, anteriormente conhecida como bolsa de valores de Lisboa e Porto.
  • Euronext : Bolsa pan-europeia, da qual fazem parte as bolsas da Amesterdão, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris, sendo esta a maior bolsa de valores da Europa.
  • Plus500 : Site de negociação online. Com sede em Israel e fundada em 2008.
  • CMVM : Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que supervisiona e regula os mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros.
  • Investing.com : É uma excelente plataforma de mercados financeiros que mostra dados em tempo real, assim como cotações, gráficos de vários géneros e bastantes ferramentas financeiras. Fornece também notícias e análises referentes a centenas de bolsas de valores do todo o mundo.
  • Investir na Bolsa : Blog com estratégias e dicas para saber onde e como investir com segurança, sensatez e sabedoria.
  • Rankia / Bolsa : Comunidade financeira que presta informações sobre as bolsas de valores, assim como análises sobre ações, dividendos, análises de qualidade e técnicas e também sobre empresas cotadas.
  • BolsaPT : Site de mercados financeiros em Português com notícias, fórum e chat.
  • Infobolsa : Provedor de serviços de informação financeira global.
  • Deco Investe : Site de uma publicação financeira portuguesa, da DECO. Conselhos e análise.

Bolsa de valores de Lisboa

bolsa de valores de lisboa

A Euronext Lisboa é a bolsa Lisboa, que faz parte de um mercado de bolsa pan-europeu onde se reuniram as bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão, Londres e Lisboa.

Já foi designada BVL (bolsa de valores de Lisboa) desde 1769.

Em 1999, as bolsas de Lisboa e Porto fundem-se e criam a BVLP (bolsa de valores de Lisboa e do Porto).


PSI20

bolsa de valores psi20

Psi20 quer dizer: Portuguese Stock Index. Representa as 20 maiores empresas, as de maior liquidez, cotadas na Euronext Lisboa. É a referência no que diz respeito a mercados de capitais nacionais.

Alguns dos exemplos das 20 empresas mais cotadas em Portugal são a Galp, os CTT, EDP, SONAE, Mota-Engil ou Jerónimo Martins por exemplo.


Sites da Bolsa Brasileira bolsa de valores brasil


  • B3 - Ibovespa : é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro..
  • Infomoney : Um pouco de tudo sobre a bolsa de valores. Notícias, cotações, ferramentas ou guias de investimentos são apenas alguns dos assuntos deste site de qualidade excelente.
  • Empiricus : Site especialista em conteúdo financeiro e dicas ou ideias para os seus investimentos. A empresa conta, desde 2009, com mais de 30 profissionais muito habilitados para a informação que fornecem.
  • UOL Economia : Dicas e notícias sobre o mundo dos investimentos, das finanças, negócios com a chancela da UOL.




Bolsa de valores Brasileira

bolsa de valores brasileira

B3 é a bolsa de valores do Brasil com sede na cidade de São Paulo, onde se negoceiam acções de mais de 500 empresas. B3 não é mais que uma designação para os 3 "B's" de : Brasil, Bolsa e Balcão.

O seu índice é a Ibovespa que é o indicador da performance média das cotações negociadas na B3.


Sites das Bolsa de valores no Mundo bolsas de valores internacionais


  • Frankfurt (DAX) : Das mais importantes da Europa onde estão cotadas mais de 800 empresas. O seu índice (DAX) representa as 30 empresas com melhor desempenho financeiro alemão.
  • Paris (CAC40) : Antiga bolsa de Paris, agora Euronext Paris, tem no seu índice CAC40 as 40 maiores empresas cotadas em França.
  • Londres (FTSE 100) : Desde 1801, é a mais antiga do mundo e está entre as mais importantes do planeta. Mais de 3 mil empresas estão aqui representadas. O seu índice é o índice FTSE 100: 100 mais relevantes ações da bolsa de valores Londrina.
  • Madrid (IBEX 35) : É a bolsa mais relevante de Espanha das quatro regionais existentes. O seu índice, o IBEX 35, compreende as 35 ações com mais liquidez.
  • Nova York (NYSE) : Fundada em 1817, a New York Stock Exchange é o maior mercado de ações do mundo! Na conhecida Wall Street estão cotadas mais de 2.700 empresas.
  • EUA (NASDAQ) : É o maior mercado de ações relacionadas com a tecnologia, não só dos EUA, mas do mundo. O índice Nasdaq 100 representa as 100 maiores empresas não financeiras aqui cotadas.
  • Toronto (S&P/TSX 60) : Mais de 1500 empresas funcionam aqui diariamente, sendo que o seu índice, o TSX60 representa as 60 mais relevantes empresas aqui cotadas.
  • Xangai (SSE Composite) : O SSE composite, índice desta bolsa, compôe os ativos que aqui são negociados. Ao contrário da bolsa de Hong Kong, o seu modo de funcionamento é controlado pelo estado chinês, estando portanto aberta apenas a investimentos nacionais.
  • Tóquio (Nikkei 225) : Fundada em 1878, esta é a principal da Ásia. Mais de 2400 empresas estão aqui cotadas. O seu índice (Nikkei 225) representa as 225 empresas com maior liquidez. Uma das maiores bolsas de valores do mundo.
  • Hong Kong (Hang Seng) : É a segunda mais importante da Asia, apenas atrás da de Tóquio. O seu índex revelas 33 empresas representadas por 65% da bolsa de Hong Kong. É aberta a investidores estrangeiros.
  • Bombaim (BSE Sensex) : Desde 1850, esta é a que maior número tem de empresas cotádas: mais de 5500. O BSE Sensex mede o desempenho das 30 principais empresas aqui negociadas.
  • Austrália (S&P/ASX 20) : A Australian Securities Exchange nasceu da fusão das bolsas de valores de Sydney e da Austrália. O seu índice espelha as 20 maiores empresas por capitalização de mercado.
  • Angola : Com sede em Angola e desde 2014, a Bodiva é uma bolsa de valores do mercado angolano.
  • Moçambique : A funcionar desde 1999, é quem gere o mercado de valores deste país.


A Bolsa de Valores no dia de Hoje

Dois dos melhores sites para consultar as bolsas de valores no dia de hoje: em Portugal e no mundo.


Portugal

pt.investing.com Site que oferece uma visão abrangente do mercado de ações em tempo real, com cotações das ações da bolsa em Portugal e no mundo. Excelênte opção para espreitar a bolsa de valores portuguesa hoje!


Mundo

advfn.com Cotações de Ações oferecidas pela ADVFN, um dos maiores portais de Bolsa de Valores do mundo. Ações, criptomoedas, tudo o que envolve a bolsa de valores. Excelênte portal, talvez o melhor para acompanhar a bolsa de valores hoje!



Bolsa de Valores, como funciona?

como funciona a bolsa

Deste universo, fazem parte 2 grandes intervenientes: os compradores e os vendedores.

Compradores

Os compradores são quem compra acções ou ativos financeiros com o objectivo de os vender mais tarde a preços mais elevados e portanto lucrativos.

Vendedores

Os vendedores são essencialmente pessoas ou entidades que estão a vender ativos ou ações porque acham que estes irão desvalorizar.

Volatilidade

Volatilidade da bolsa é a forma de avaliar a variação um ativo. O que quer dizer que quanto maior esta volatilidade, esta incerteza, esta variação, maior se torna o risco de ganhar ou perder dinheiro. Os investidores tendem a estudar estes fenómenos com o sentido de prever, calcular os seus riscos e investimentos. Os maiores ganhos, assim como as maiores perdas estão diretamente relacionados com maiores riscos.

Corretores

O que pode esperar de um corretor: documentação para o mercado de acções, margem para trading, disponibilização de software, facilitam a transação de valores entre as contas de trading e a bancária, serviços administrativos, apoio generalizado e relatórios para efeitos fiscais.

Seis aplicações que o podem ajudar:

As 6 aplicações abaixo mencionadas têm duas particularidades muito úteis: serem uma forte ajuda na hora de decidir e a vantagem de qualquer delas ser gratuíta.

  • Bloomberg : Excelente e muito completa app para ter no seu dispositivo móvel a qualquer hora. Disponibiliza praticamente tudo e acerca de todo o mundo. É personalizável.
  • Fred Economic Data : Nesta aplicação pode consultar cerca de 1900 dados económicos relevantes portugueses. Desponibiliza muitos mais para o estrangeiro também.
  • Investing.com : Permite acompanhar os seus investimentos com sistemas de alertas. Também é possível ler notícias ou ver análises do seu interesse.
  • My Stocks Portfolio & Widget : Para acompanhar os seus investimentos com um detalhe não visto em mais nenhuma aplicação do género.
  • Stocks: Real Time Quotes Charts : Monitorize os seus investimentos em gráficos que fazem desta app o seu braço direito. Interessante.
  • Yahoo Finance : Um pouco de tudo o que já foi referido anteriormente mas com a chancela da Yahoo. Se precisar de mais um completo braço direito, este é a sua solução e vale bem a pena.

Nos websites acima referidos estão alguns de muita qualidade que dão dicas e concelhos no sentido de perceber a volatilidade dos mercados e o ajudar a investir o seu dinheiro. No entanto a forma mais fácil de entrar neste mercado é falar com o seu banco, acautelando as comissões por este cobradas e serviços prestados. Pode sempre procurar outras instituições bancárias.

3 conselhos básicos: 1. Procure estar informado ou infprmar-se junto de alguém entendido sobre o seu próximo investimento. 2. Não caia nem na ganância nem no medo que o podem levar a ações irrefletidas. 3. Não faça trocam com frequência exagerada. Estudos demonstram que maiores ganhos estão associados a menores trocas.

Bons investimentos!