cinema tuga

Cinema Tuga Filmes


10 Filmes Tugas Antigos:


cinema tuga antigos

1. Maria do Mar (1930), de José Leitão de Barros

Um filme mudo com uma história triste e angustiante de um capitão e pescador que vê os seus conterrâneos perderem-se no mar. O capitão Falacha, algum tempo depois da tragédia, acaba por se suicidar. Mais tarde, Maria do Mar, sua filha, quase se afoga, mas acaba por ser salva por Manuel, filho de um dos compatriota anteriormente desaparecido. Em 2000 o filme foi restaurado pelo Arquivo de Imagens em Movimento e apresentado na Cinemateca Portuguesa, com uma nova partitura musical de Bernardo Sassetti.

Fonte: Wikipédia

Fonte: Público


2. Aniki-Bóbó (1942), de Manoel de Oliveira

Filme de Manoel de Oliveira, (a primeira longa metragem do cineasta). Invoca a infância dos anos quarenta e dos amores dos jovens da zona ribeirinha da cidade do Porto. A história retrata Carlitos, Eduardo e Teresinha, que fazem parte de um triângulo amoroso ao mesmo tempo que se fazem sentir as opressões do regime político vigente.

Fonte: Wikipédia


3. Benilde ou a Virgem Mãe (1975), de Manoel de Oliveira

Baseado numa peça de teatro de José Régio, este drama relata a vida de Benilde, uma jovem que vive com o pai e uma criada num isolado solar do Alentejo. É em torno da sua misteriosa e inexplicável gravidez que o filme se desenrola.

Fonte: Wikipédia


4. Conversa Acabada (1981), de João Botelho

Um dos filmes de culto do cinema 'tuga'. Filme sobre dois amigos: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. Tem por base textos de ambas as personagens enquadrados em plena crise política e moral da sociedade portuguesa. Filme premiado no festival da Figueira da Foz, no festival de Antuérpia e considerado um dos melhores filmes do ano pela revista 'Cahiers du Cinema'.

Fonte: RTP


5. Silvestre (1981), de João César Monteiro

Um clássico do cinema 'tuga' passado no século XV. Uma das filhas de D. Rodrigo dá abrigo a um peregrino, que se revela vir a ser maldoso e vingativo. Após ver o seu pai raptado, Silvia parte para a guerra em auxilio do seu progenitor.

Fonte: RTP


6. O Bobo (1987), de José Álvaro Morais

Vencedor de um "Leopardo de Ouro" no Festival de Locarno em 1987, este é um exemplo notável da presença da literatura no cinema.

Fonte: Repositório Iol


7. Tempos Difíceis (1988), de João Botelho

Drama a preto e branco baseado no romance 'Hard Times' de 'Charles Dickens'. Este premiado filme 'tuga' é sobre a vida dos anos oitenta da sociedade industrializada. Foi reconhecido no festival de Veneza com o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema e prémio Europeu.

Fonte: Infopédia


8. O Sangue (1989), de Pedro Costa

Dois irmãos que se vão perder após problemas relacionados com a jura de guardar um segredo acerca de seu pai. Filme elogiada pela crítica mas com pouca audiência.


9. A Caixa (1994), de Manoel de Oliveira

Adaptação de uma peça de Prista Monteiro. Filme passado num típico bairro Lisboeta e as suas fragilidades sociais. Galardoado com o prémio especial do júri no festival de Veneza.

Fonte: Wikipédia


10. Os Mutantes (1998), de Teresa Villaverde

Terceiro filme da cineasta que fala de três jovens marginalizados que não aceitam a realidade como ela é e estão sempre incomodados com algo. O filme retrata praticamente todos os estados emocionais possíveis das personagens. A actriz Ana Moreira foi premiada para melhor actriz em vários festivais: 'Festival du Film Mediterrané', França ; 'Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente', Argentina e 'Taormina International Film Festival', Itália, todos no ano de 1999.

Fonte: Wikipédia


Cinema Tuga de Comédia

cinema tuga comedia

1. O Costa do Castelo (1943), de Arthur Duarte

O filme conta a história de um rapaz rico que se apaixona por uma rapariga pobre. A classe rica é retratado como 'mandriona' e a pobre como trabalhadora. Conta com uma excelente musicalidade e excelentes fados.

Fonte: Público


2. Sete pecados rurais (2013), de Nicolau Breyner

'Quim Roscas' e 'Zeca Estacionâncio' são os personagens bem conhecidos dos portugueses que no meios de mil peripécias, trocam a província pela cidade.


3. Filme da treta (2006), de José Sacramento

Produzido pela SIC e após a série televisiva "Conversas da Treta", surge naturalmente e com um enorme sucesso o "Filme da Trata". Actores: António Feio e José Pedro Gomes.


4. Sei lá (2014), de Joaquim Leitão

Comédia romântica baseado no romance homónimo de Margarida Rebelo Pinto. Quatro mulheres que falam sobre o seu assunto favorito: os homens!







5 Filmes Tugas na Netflix

"A Irmandade", trailer

Sinopse Tuga: Uma advogada que se vê perante um questão moral. A polícia obriga-a a dar informações sobre o seu irmão, que é o cabecilha de uma organização criminosa.


"Coisa Mais Linda", trailer

Sinopse Tuga: Uma mulher que vai ao Brasil ver o esposo... e descobre que foi abandonada. Fica por lá e abre um clube de bossa nova!


"O Mecanismo", trailer

Sinopse Tuga: História inspirada em factos reais que fala sobre uma alegada corrupção governamental de empresas Brasileiras.


"Cidade de Deus - 10 Anos Depois", trailer

Sinopse Tuga: 10 anos após o primeiro filme "Cidade de Deus", chega-nos um documentário sobre os destinas das vidas dos actores.


"Sintonia", trailer

Sinopse Tuga: História de três jovens Brasileiros de São Paulo, que procuram pelos seus sonhos enquanto enquanto se debatem com os problemas duros que a vida lhes coloca.




Sites de Cinema Tuga Live

sites-cinema tuga

Sites de Cinema Tuga

Cinema Tuga Online

Tuga Pop

Tuga Tv

Informação sobre o Cinema Tuga

Cinema Tuga na Wikipédia

Cinema Português Info







Melhor Cinema Tuga de todos os tempos (Trailers)


"Cartas de Guerra", trailer

Sinopse Tuga: António, um médico que é destacado para Angola para uma horrível zona de guerra da guerra colonial. As suas cartas para a companheiro vão-nos descrevendo a sua realidade e a dura realidade da guerra. Com o passar do tempo, António apaixona-se pelo País. Excelente cinema tuga. Excelente Drama.


"A mãe é que sabe", trailer

Sinopse Tuga: Almoço de aniversário entre família onde as conversas vão dar a Josefa, a falecida mulher de Adelino e mãe de Ana Luísa. A dona da casa faz uma viagem ao passado contando-nos a sua infância e adolescência.


"Pátio das cantigas", filme tuga completo!

Sinopse Tuga: As aventuras, amores, paixões, ciúme, comédia e alegrias dos quem vivem num típico pátio dos bairros populares lisboetas. Cinema tuga ao melhor nível para a época.


"Os gatos não têm vertigens", trailer

Sinopse Tuga: Vindo de uma família pouco normal, Jó é um rapaz descontente com a vida que se deixa influenciar pelas más companhias do seu bairro. Após ter sido expulso de casa, o jovem refugia-se em casa de uma velha senhora, de onde nasce uma grande cumplicidade mas pouco compreendida por todos.


"Gaiola Dourada", trailer

Sinopse Tuga: Um casal português emigrado em França que é querido por todos recebe uma ótima notícia: vão receber uma herança que lhes permitirá vir de vez para Portugal. Como os seus amigos não os querem perder, organizam-se para não os deixarem abandonar o País.


"Jacinta", trailer

Sinopse Tuga: O fenómeno das aparições de Fátima e o seu impacto nos três pastorinhos.


"A Canção de Lisboa", trailer

Sinopse Tuga: Vasco Leitão vive da mesada de suas tias e que gosta mais de namorar do que estudar, lida com o problema da não aprovação do namoro por parte de seu pai.


"Aquele Querido Mês de Agosto", trailer

Sinopse Tuga: No mês de Agosto, no coração de Portugal, uma história de várias situações amorosas de um pai, filha e sobrinho ao som da bela música "pimba" tuga.


"Alguém como eu", trailer

Sinopse Tuga: Um casal que, como tantos outros, vive os problemas do seu relacionamento. Helena começa a imaginar como seria se o companheiro fosse uma mulher, tornando-se numa obsessão que vai transformar as suas loucuras em algo que a incomoda.







Cineastas Portugueses (Tugas)

cineastas tugas

O maior Cineasta Português:


Manoel Cândido Pinto de Oliveira

manoel de oliveira cineasta

Nascido em 1908 no Porto e falecido em 2015, foi o mais internacional dos cineastas portugueses.

Filho de pais abastados, teve uma passagem pela escola considerada pelo próprio "fraca". Foi atleta de topo, piloto e um 'bon vivant'.

Cedo mostrou interesse pela 7ª Arte, o cinema. Considerado por todos uma das grandes referências do cinema nacional, assim como no estrangeiro como sendo um grande inovador do cinema. Filmou até aos 105 anos!

Filmografia : Wikipédia


Cineastas Portugueses Famosos:


Teresa Morais Villaverde Cabral

teresa villaverde cineasta

Nasceu a 18 de Maio de 1966, Lisboa

Cineasta formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema

Distinção: Mulheres Criadoras de Cultura (2014)

Em Março de 1997 foi distinguida Comendadora da Ordem do Mérito. Foi com o filme "Os Mutantes" , apresentado no Festival de Cannes, que a realizadora obteve projecção internacional em consonância com o reconhecimento unânime dos críticos e do público português.

Filmografia:

  • "A Idade Maior", 1991
  • "Três Irmãos", 1994
  • "Os Mutantes", 1998
  • "Água e Sal", 2001
  • "A Favor da Claridade", 2004
  • "Visions of Europe", 2004
  • "Transe", 2006
  • "Cisne", 2011
  • "Colo", 2017


João Canijo

joão canijo cineasta

Nasceu a 10 de Dezembro de 1957, Porto

Estudou História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos finais dos anos setenta, início dos oitenta, curso que não terminou para se dedicar ao cinema.

Trabalhou como assistente de realização em vários filmes incluindo um de Manoel de Oliveira.

Premiado como melhor realizador no Festival Caminhos do Cinema Português com o filme "Sangue do meu sangue".

Filmografia:

  • "Três Menos Eu", 1988
  • "Filha da Mãe" , 1989
  • "Alentejo Sem Lei", 1990
  • "Sapatos Pretos", 1998
  • "Ganhar a Vida", 2000
  • "Noite Escura", 2004
  • "Mãe Há Só Uma", 2007, (curta-metragem)
  • "Mal Nascida" , 2007
  • "Fantasia Lusitana", 2010
  • "Sangue do Meu Sangue", 2011
  • "É o Amor", 2013
  • "Fátima", 2017


António-Pedro Vasconcelos

antónio pedro vasconcelos cineasta

Nasceu a 10 de Março de 1939, Leiria

Estudou três anos na Faculdade de Direito de Lisboa, curso que não acabou.

Trabalhou em filmes publicitários.

Foi um dos três fundadores do Centro Português de Cinema ( os outros dois fundadores foram Alfredo Tropa e Fernando Matos Silva). Foi ainda redator-chefe da revista "Cinéfilo" e professor de Montagem na Escola de Cinema do Conservatório.

Conhecido como apoiante do S.L. Benfica.

Filmografia:

  • "Exposição de Tapeçaria", 1968
  • "Indústria Cervejeira em Portugal - 2", 1968
  • "Tapeçaria - Tradição Que Revive", 1968
  • "27 Minutos Com Fernando Lopes Graça", 1969
  • "Fernando Lopes Graça", 1971
  • "Perdido por Cem…", 1973
  • "Adeus, Até ao Meu Regresso", 1974
  • "As Armas e o Povo", 1975 (documentário colectivo)
  • "Cantigamente Nº 2", 1975
  • "Emigrantes... e Depois?", 1976
  • "Oxalá", 1981
  • "O Lugar do Morto", 1984
  • "Aqui d'El Rei!", 1992
  • "Jaime", 1999
  • "Os Imortais", 2003
  • "Milú, a Menina da Rádio", 2007
  • "Call Girl", 2007
  • "A Bela e o Paparazzo", 2010
  • "Os Gatos Não Têm Vertigens", 2013
  • "Amor Impossível", 2015
  • "A Voz e os Ouvidos do MFA", 2017
  • "Parque Mayer", 2018


João Salaviza

joão salaviza cineasta

Nasceu a 19 de Fevereiro de 1984, Lisboa

Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e concluiu a sua formação académica na Universidad del Cine em Buenos Aires.

Filmografia:

  • "Duas Pessoas", 2004 (curta-metragem)
  • "Cães de Caça", 2008 (curta-metragem)
  • "Arena", 2009 (curta-metragem)
  • "Hotel Müller", 2010 (curta-metragem)
  • "Casa na Comporta", 2011 (curta-metragem)
  • "Strokkur ", 2011 (curta-metragem)
  • "Rafa 2012", (curta-metragem)
  • "Cerro Negro", 2012 (curta-metragem)
  • "Montanha", 2015
  • "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", 2018


Pedro Costa

pedro costa cineasta

Nasceu a 3 de Janeiro de 1959

Frequentou a escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, onde foi aluno do cineasta António Reis.

Com o filme "No Quarto da Vanda" obteve o prémio "France Culture" atribuído ao cineasta estrangeiro do ano, no Festival de Cannes em 2002. No ano de 2019 venceu o prémio máximo do Festival de Cinema de Locarno, o "Leopardo de Ouro" com o filme Vitalina Varela. Apenas outro cineasta português recebeu anteriormente este prémio: José Álvaro Morais pelo filme O Bobo, no ano de 1987.

Site pessoal : pedro-costa.net

Filmografia:

  • "É Tudo Invenção Nossa", (1984) (curta-metragem)
  • "O Sangue", (1989)
  • "Casa de Lava", (1994)
  • "Ossos", (1997)
  • "No Quarto da Vanda", (2000)
  • "Onde Jaz o Teu Sorriso?", (2001)
  • "Seis Bagatelas", (2003) (curta-metragem)
  • "The End of Love Affair", (2003) (curta-metragem)
  • "Juventude em Marcha", (2006)
  • "Tarrafal - O Estado do Mundo", (2007) (curta-metragem)
  • "The Rabbit Hunters - Memories", (2007) (curta-metragem)
  • "Ne Change Rien", (2009)
  • "O Nosso Homem", (2010) (curta-metragem)
  • "Lamento da Vida Jovem", (2012) (curta-metragem)
  • "Cavalo Dinheiro", (2014)
  • "Vitalina Varela", (2019)



Cinemateca Portuguesa

cinemateca portuguesa

História:

A cinemateca Portuguesa existe desde 1948.

Mais Informação em : Cinemateca

Salas:

Existem três espaços na Cinemateca Portuguesa:

  • Sala Dr. Félix Ribeiro (227 lugares)
  • Sala Luís de Pina (47 lugares)
  • Terraço, para filmes ao ar livre.

Museu:

O Museu tem 3 salas para o efeito:

  • Sala dos Carvalhos, onde estão expostas as suas peças de colecção e onde por vezes se exibem demonstrações de técnicas para projectar imagens
  • Sala dos Cupidos, que tem exposta uma coleção de lanternas mágicas (aparelhos de projeção antigos)
  • Sala 6x2, espaço dedicado às novas tecnologias

Biblioteca:

Este espaço está aberto a todos com dois espaços, um de consulta e outro de leitura.

ANIM:

O Arquivo Nacional de Imagens em Movimento guarda e conserva o património cinematográfico nacional. Tem no seu espólio de tudo um pouco, peças únicas.

Fonte: Wikipédia




Principais Festivais de Cinema Tuga

festivais cinema tuga

Fantasporto

O principal festival de cinema de Portugal existe desde 1981: é o "Fantasporto"!

Reconhecido pela revista "Variety" como sendo um festival de gabarito mundial. A natureza deste festival é premiar anualmente entre os meses de Fevereiro e Março, os melhores filmes mundiais no que diz respeito ao cinema fantástico.


IndieLisboa

Como o nome indica, em Lisboa e anualmente no mês de Abril, este festival destaca o que de melhor se fez a nível de cinema alternativo. Promove ao mesmo tempo outras iniciativas no sentido de chamar a atenção do público em geral para a sua causa.


Doclisboa

Um festival que se concentra em um tema exclusivo: o documentário.


Festroia

Realiza-se em Setúbal todos os anos, desde 1985. O seu objectivo é promover filmes desconhecidos, mas com qualidade. O Golfinho de Ouro é o prémio em destaque que é entregue no final do evento.


Curtas de Vila do Conde

O nome diz praticamente tudo. São essencialmente curtas metragens a ser entregues em Julho na cidade de Vila do Conde, assim como outras iniciativas em torno do cinema e das artes.


Arouca Film Festival

Um festival, realizado anualmente em Setembro que demonstra ter um caracter cada vez mais internacional. Visa promover o cinema, apoiar jovens ou consagrados cineastas, aproximar os apreciadores da 7ª arte e promover a cultura dos Arouquenses.

Fonte sobre Festivais Tugas : Wikipédia





O que é Cinema Tuga?
Cinema Tuga é um termo calão para designar Cinema Português.


Conheça os Melhores Sites de Cinema & Teatro!

Voltar à página de "Lifestyle" - Blog!

Voltar à página principal do Blog 10+!


28 Fev, 2020 : : Marta Mateus blog 10


blog melhores sites logo

O 'Blog 10' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...