melhores sites regioes portugal


Sites das Regiões de Portugal

regioes portugal sites

Espreite os melhores sites de Regiões de Portugal da actualidade.


  • Direção-Geral do Território : Organismo público nacional que tutela o ordenamento do território e urbanismo.
  • Subdivisões de Portugal : Página da wikipédia que explica melhor que qualquer outro site o tema em questão.
  • Portugal-live : Página de um site que é um excelente guia de férias em Portugal. A página em questão tem muito conteúdo acerca das regiões de Portugal.
  • Guia da Cidade - Regiões : Página do site Guia da Cidade sobre as regiões de Portugal com bom conteúdo acerca desta matéria. O site em si é um guia turístico com o que se pode fazer em cada região de Portugal.
  • Visitar Portugal : Site que descreve as várias regiões de Portugal em tão variados assuntos tais como monumentos, história, natureza, etc. Descreve os pontos de interesse e as coordenadas de GPS. Interessante.
  • Naturalentejo : Guia de passeios por várias regiões de Portugal.
  • Estatísticas de Portugal : Informação muito completa da wikipédia acerca de todas as regiões de Portugal.
  • Visit Portugal : Tudo o precisa saber sobre todas as regiões de Portugal. Informações, dados estatísticos, gastronomias, sugestões, história.
  • História de Portugal : A fonte é a wikipédia. Página muito completa e bem explicada.
  • Pordata : Milhares de estatísticas sobre todas as regiões de Portugal e Europa.
  • AkiNúmeros : Dados estatísticos sobre o Mundo. Ambiente, educação, população, saúde e muito mais.


regioes administrativas portugal


Regiões Administrativas de Portugal de Nível 1


  • Portugal Continental : Território continental português que não inclui os arquipélagos da Madeira e Açores. Área: 89.015 km². População: um pouco mais de 10 milhões de habitantes.
  • Região Autónoma dos Açores : Arquipélago da República Portuguesa.
  • Região Autónoma da Madeira : Arquipélago da República Portuguesa.


Regiões Administrativas de Portugal de Nível 2


  • Região do Norte : Situada entre Espanha e a região centro. A região norte tem perto de 3,6 milhões de habitantes e 21.278 km². Detém perto de 35% da população portuguesa, representando cerca de 29% do PIB português.
  • Região do Centro : Situa-se entre a região norte, Espanha e as regiões do Alentejo e Lisboa a sul. A região centro tem um pouco mais de 2,3 milhões de habitantes e 28.462 km².
  • Região de Lisboa : Está inserida entre as regiões centro e Alentejo. A sua população é um pouco mais de 2,8 milhões de habitantes e tem uma área de 2.962 km².
  • Região do Alentejo : É a maior região de Portugal em termos de área: 31.551 km². Situa-se entre as regiões centro, região de Lisboa e Algarve. Tem um pouco menos de 800.00 habitantes.
  • Região do Algarve : Está limitada a norte pela região do Alentejo e a sul pelo oceano Atlântico. Tem uma área de 5.412 km² e uma população de um pouco mais de 450.000 habitantes permanentes.
  • Região Autónoma dos Açores : É um arquipélago da República Portuguesa situado no Atlântico nordeste, com autonomia tanto política como administrativa. Área: 2.333 km². População: Cerca de 246.000 habitantes.
  • Região Autónoma da Madeira : É um arquipélago da República Portuguesa situado ao largo de Marrocos, África. junto ao arquipélago espanhol das Canárias. Área: 801 km². População: Cerca de 268.000 habitantes.


Sub-Regiões Administrativas de Portugal de Nível 3


Portugal Continental :


Região do Norte

Alto Minho

Representa na integra o Distrito de Viana do Castelo e está situada entra o Oceano Atlântico e a Galiza. Área: 2.219 km². População: Cerca de 250.000 habitantes.

Ave

Faz fronteira com Cávado, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa e com a Área Metropolitana do Porto. Área 1.451 km². População: um pouco mais de 425.000 habitantes. O seu nome deriva do Rio Ave e a sua maior cidade é Guimarães.

Cávado

Situada entre Oceano Atlântico, Alto Minho, Alto Tâmega, Ave e com a Área Metropolitana do Porto. Área: 1.246 km². População: Cerca de 410.100 habitantes.

Douro

É praticamente a região natural do Alto Douro, estando quase a totalidade do seu território marcada pela produção do famoso Vinho do Porto. Área: 4.032 km². População: Cerca de 205.100 habitantes. Principal cidade desta região: Vila Real.

Área Metropolitana do Porto

É a região socioeconómica mais relevante da região norte, podendo dizer-se que é o seu núcleo. As 4 principais cidades são: o Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos. Área: 2.040 km². População: Cerca de 1.730.000 habitantes.

Alto Tâmega

Situa-se no curso superior do rio Tâmega e tem como sua principal cidade: Chaves. Área: 2.922 km². População: um pouco mais de 94.000 habitantes.

Tâmega e Sousa

Os municípios mais populosos desta região são: Penafiel, Felgueiras, Amarante, Paços de Ferreira e Marco de Canavezes. Área: 1.832 km². População: à volta de 433.000 habitantes.

Terras de Trás-os-Montes

Situada entre o norte de Espanha, o Douro e o Alto Tâmega, esta região tem uma área de 5.544 km² e uma população de um pouco mais de 117 500 habitantes. A sua principal cidade é Bragança.



Região do Centro :

Região de Aveiro

Situa-se entre a Área Metropolitana do Porto, Viseu Dão-Lafões, Região de Coimbra e com o Oceano Atlântico. Principal cidade é naturalmente Aveiro.

Região de Coimbra

Representada praticamente pelo Distrito de Coimbra, mas integrando também os concelhos da Mealhada e Mortágua. Principal cidade: Coimbra. Segunda cidade mais populosa: Figueira da Foz.

Região de Leiria

Área: 3.506 km² e população: cerca de 471.000 habitantes. A cidade mais relevante é Leiria. Outras duas cidades com mais população são Pombal e Porto de Mós.

Oeste

Situa-se entre a Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo, Região de Leiria e Oceano Atlântico. Área: 2.486 km². População: cerca de 362.500 habitantes. As cidades mais populosas são Torres Vedras, Caldas da Rainha e Alcobaça.

Médio Tejo

Região situada entre a Região de Coimbra, Região de Leiria, Beira Baixa, Alto Alentejo e Lezíria do Tejo. Área: 2.283 km². População: aproximadamente 220.600 habitantes. Algumas das cidades mais relevantes são Tomar, Torres Novas, Abrantes ou Ourém.

Beira Baixa

Esta região está compreendida no distrito de Castelo Branco. Área: 4.614 km². População: cerca de 89 000 habitantes. A cidade de Castelo Branco é a mais relevante e populosa.

Beiras e Serra da Estrela

Os seus 2 principais núcleos são as cidades da Guarda e Covilhã, região onde está inserido o ponto mais alto de Portugal: a Serra da Estrela. Área: 6.305 km². População: ronda os 236.000 habitantes.

Viseu Dão-Lafões

Situa-se no limiar do centro-norte do país. A maior cidade da região é Viseu. Área: 3.238 km². População a rondar os 269.000 habitantes.



Região da Área Metropolitana de Lisboa :

Área Metropolitana de Lisboa

É a área metropolitana com mais população do país com um pouco mais de 3 milhões habitantes. Área: 3.015 km². A maior cidade é naturalmente a capital, Lisboa. Outras 3 cidades muito populosas são Almada, Amadora e Setúbal.



Região do Alentejo :

Alentejo Central

Região situada entre a Lezíria do Tejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Área Metropolitana de Lisboa e Espanha. Área: 7.393 km². População ronda os 167.000 habitantes. A principal cidade é Évora.

Alentejo Litoral

Região limitada pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Algarve e Oceano Atlântico. Área: 5.308,11 km². População a rondar os 101.000 habitantes. Cidades mais populosas: Odemira e Santiago do Cacém.

Alto Alentejo

Região representada na integra pelo Distrito de Portalegre. População é cerca de 118.500 habitantes. A principal cidade é Portalegre e a segunda mais populosa é Elvas.

Baixo Alentejo

Situa-se entre o Alentejo Central, Algarve, Alentejo Litoral e Espanha. Área: 8.505 km². População: ronda os 127.000 habitantes. A principal e grande cidade é Beja.

Lezíria do Tejo

De entre os seus 11 concelhos destaca-se o seu centro nevrálgico: a cidade de Santarém. Área: 4.275 km². População: à volta dos 248.000 habitantes.



Região do Algarve :

Região do Algarve

Região representada integralmente pelo Distrito de Faro, com uma área de 5.412 km² e população permanente estimada de 451.000 habitantes. Além da cidade de Faro, são as cidades de Albufeira, Lagos, Loulé, Loulé, Portimão, Silves e Tavira outros grandes centros turísticos de referência.



Região Autónoma dos Açores :

Arquipélago dos Açores é um arquipélago da República Portuguesa constituído por 9 ilhas divididas em 3 grupos : Grupo Ocidental constituído pela ilha do Corvo e ilha das Flores. Grupo Central constituído pelas ilhas do Faial, Graciosa, Pico ,São Jorge e Terceira. E por fim, o Grupo Oriental representado pelas ilhas de Santa Maria e São Miguel.



Região Autónoma da Madeira :

Arquipélago da Madeira é um arquipélago da República Portuguesa constituído por : Ilha da Madeira, Porto Santo, 3 ilhas desertas (uma delas habitada) e ilhas selvagens (duas habitadas e 17 ilhéus desabitados).