aveiro portugal

... voltar ao BLOG


Localização de Aveiro Portugal e Mapas:

aveiro portugal mapas

Aveiro é uma cidade muito charmosa situada na Região Centro de Portugal. É a capital do distrito de Aveiro e tem mais de 55 mil habitantes.

A cidade é composta por um conjunto de ilhas fluviais: a Ria de Aveiro, também conhecida por ser a Veneza de Portugal. Destacam-se o centro urbano, a universidade, o maravilhoso destino turístico cuja amplitude térmica (baixa), permite usufruir todo o ano de temperaturas agradáveis, sendo o inverno pouco rigoroso e o verão não muito quente.

A melhor altura para vir ao norte de Portugal conhecer Aveiro: todo o ano!

Razões para visitar Aveiro

  • A cidade em si, o centro histórico e a Ria de Aveiro. Mais abaixo nesta página estão dois vídeos lindíssimos que mostram todo o seu esplendor e beleza, que certamente não fica atrás de muitas capitais europeias.
  • Os museus da cidade: Museu de Aveiro, de Arte Nova ou o da Vista Alegre.
  • As praias, com destaque para a praia da Barra e a da Costa Nova. Ambas lindíssimas, únicas e cheias de caráter.
  • A conceituada universidade de Aveiro.
  • Os tradicionais ovos moles de Aveiro.
  • Uma das melhores gastronomias de Portugal.
  • Os preços ligeiramente abaixo de outras capitais de distrito.
  • O destino turístico como um todo!

São estes os temas descritos nesta página e pelas quais, se ainda não conhece, deve conhecer esta bela cidade de Portugal!


Aveiro em Vídeo, Portugal

Aveiro, a Veneza portuguesa. Vista aérea. Maravilhoso!


Aveiro no Google Maps

(carregar no "+" para ampliar ou no "-" para reduzir / No canto inferior esquerdo pode alternar entre imagens de rua ou de satélite) - Google Maps


Aveiro - Lisboa, como ir?

aveiro lisboa

De Carro

No seu carro, pode esperar desta viagem o seguinte:

  • Via A1: 2 horas e 45 minutos, cerca de 258 km (233 em auto-estrada) e 39 euros (portagem e combustível).
  • Via A17: 3 horas e 15 minutos, cerca de 251 km (183 em auto-estrada) e 35,68 euros (portagem e combustível).

De Autocarro

No site da 'CheckMyBus' pode obter informações dos horários das partidas e chegadas, duração da viagem e preços entre Aveiro e Lisboa.

De Comboio

No site da 'Virail' pode encontrar o seu comboio de Aveiro até Lisboa e saber horários, duração da viagem e preços.


Aveiro - Porto, como ir?

aveiro porto

De Carro

De carro, as opções são:

  • Via IP1: 55 minutos, cerca de 75 km (68 em auto-estrada) e 11,51 euros (portagem e combustível).
  • Via A32 IC2: 1 horas e 15 minutos, cerca de 85 km (62 em auto-estrada) e 11,67 euros (portagem e combustível).

De Autocarro

No site da 'CheckMyBus' fica a saber horários, que o preço varia em média dos 6 aos 12 euros e que a viagem durará cerca de 55 minutos.

De Comboio

No site da 'Virail' pode pesquisar a sua viagem de comboio entre Aveiro até Porto que dura cerca de 1 hora e o preço ronda os 3,5 euros.







O que visitar:

aveiro o que visitar

10 visitas a não perder em Aveiro:

Passeio de moliceiro

passeio de moliceiro

Antigamente estes barcos usavam-se para transportar o moliço (algas usadas como adubos), sendo esta a razão do nome destas embarcações, os "moliceiros". O passeio é seguro, a navegação é serena, dura cerca de 45 minutos, é lindíssimo, percorre os principais canais de Aveiro: Canal Central, do Côjo, de São Roque e o das Pirâmides e passa pelas principais atrações da cidade.

Dos 0 aos 4 anos é gratuíto. Crianças: 6 euros. Adultos: 13 euros. Preços para grupos também.


Museu de Aveiro

aveiro museu

O Museu, antigamente chamado de Mosteiro de Jesus. Está localizado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. O convento é um dos mais antigos de Aveiro e que nos remonta ao século XV. É dedicado à padroeira da cidade: Princesa Santa Joana.

O Museu está classificado como Monumento Nacional onde se podem contemplar alguns estilos arquitetónicos, sendo o principal: o barroco. Aqui encontramos o túmulo da princesa Santa Joana, a Igreja de Jesus ou o refeitório. São varias as capelas: a capela de São Simão, de Santo Agostinho, de São João Batista, da Nossa Senhora do Rosário e outras mais ainda. Estão disponíveis para visita neste Museu, valiosos objetos e quadros de arte sacra.


Sé / Catedral de Aveiro

sé de aveiro

A Catedral ou Sé também é conhecida como Igreja de São Domingos.

Possuidora de um bonito portal barroco, uma soberba fachada, capelas ornamentadas por peças de grande valor, o cruzeiro gótico de S. Domingos, imagens góticas, assim como várias telas do século XVII que representam os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos.


Parque Infante D. Pedro

parque infante dom pedro

Um lugar calmo e bonito. Tem uma flora rica que convive muito bem com uma fauna diversificada, muitos trilhos para descobrir e recantos cheios de natureza que chamam por qualquer casalinho enamorado!

Para o deleite dos visitantes existe um lago que ocupa um lugar de destaque neste recinto, com muitos patos e outros animais também. Muita sombra, espaços para qualquer tipo de atividade e bancos de jardim para os mais cansados.

Resumindo: A Natureza a um passo da cidade e lazer garantido.


Museu de Arte Nova

museu arte nova

É uma Museu de pequenas dimensões onde brilha uma fachada de um prédio que tem uma arquitetura em Art Nouveau muito peculiar. Antes era conhecido como Casa Major Pessoa.

O Museu tem uma casa de Chá histórica situada no rés-do-chão em anexo. De dia tem um ambiente calmo e relaxante onde pode saborear um doce, um chá ou café, mas à noite o espaço transforma-se num dos bares mais vivos e populares da cidade, com música ao vivo aos fins-de-semana.

O acervo é simples, mas vale pelo resto.


Museu da Vista Alegre

museu da vista alegre

O contributo da marca 'Vista Alegre' no desenvolvimento de arte em cerâmica impõe uma visita obrigatória a este lugar.

O Museu mostra a história e evolução da produção de porcelana e o seu cunho em Portugal nos séculos passados, mostrando um espólio museológico impressionante.

Aqui encontra mais de 30 mil peças de louça da Vista Alegre. Tem para visitar também uma capela, loja e cafetaria.

O espaço verde envolvente é magnífico e as peças para comprar, deslumbrantes!

Atenção: no outlet ao lado estão à venda peças com preços mais em conta.


Estação de Aveiro

aveiro estacao

Há quem diga que não chega a ser um ponto turístico, mas mesmo assim é das mais belas estações portuguesas! Tem uma fachada magnífica com vários murais de azulejos a combinar talvez com a cidade.

Principal ponto de chegada à cidade.


Salinas de Aveiro

aveiro salinas

Não têm, hoje em dia, a importância comercial de outrora. No entanto, esta atividade com mais de um milénio de história, continua a ser feita como em períodos ancestrais.

Se pretender reservar uma visita, saber preços, informações ou horários, consulte o site: salinasaveiro.com.


Praia da Barra

praia da barra

A praia da barra é uma praia pautada pela sua calma e simplicidade. Tranquila e com um extenso areal, convida-nos a caminhar. Tem um passadiço interessante.

É possível visitar o farol mas apenas por marcação e a dias certos. Está bem servida no que diz respeito a serviços para quem ali está de férias, nomeadamente bares, supermercados ou restaurantes.

Gastronomia de qualidade com muito peixe e marisco fresco.


Praia da Costa Nova

praia costa nova

Um ex-líbris do antigo urbanismo piscatório de Aveiro.

As casas listradas são elegantes, peculiares, únicas, um verdadeiro charme! A praia é limpa, plana, serena, surpreendente e a convidar ao descanso.

Fácil estacionar. Bons restaurantes nas proximidades. Dunas lindíssimas.

Muita vida nos meses quentes.


E ainda...

A não perder também: Perder-se, passear e descobrir as ruas e ruelas da parte antiga da cidade. Admirar o belo Jardim do Rossio. Namorar a ponte dos namorados! Visitar um dos centro de congressos mais dinâmicos de Portugal: o de Aveiro!




Onde ficar

aveiro onde ficar

Aveiro dispõe de uma alargada escolha no que toca a alojamento, senão vejamos:


Hotéis

4 hotéis clássicos, de topo:

  • Melia Ria Hotel & Spa, talvez o mais reputado hotel da cidade com tudo o que isso acarreta. Se o preço não importa, fique já por aqui!
  • Hotel Moliceiro, outro dos hotéis com mais nome e qualidade.
  • Hotel Aveiro Palace, mais uma excelente escolha com a vantagem de estar muito bem localizado no coração da cidade e perto do que importa. Atenção: Costuma ter boas promoções.
  • Hotel das Salinas, situado também no coração da cidade, não podia faltar a esta lista! De realçar o preço menor que outros hotéis semelhantes.

Hostels/Albergues

3 hostels/Albergues com excelênte qualidade / preço:


Naturalmente que existem muitas mais estadias para pesquisar. Caso as opções anteriores não lhe agradem carregue no link: Pesquisar hoteis em Aveiro.




Ria de Aveiro

ria de aveiro

A Ria de Aveiro é o que identifica a cidade. É o seu coração, a sua alma, o seu sustento. Este vasto património natural formou-se no século XVI e após um recuo do mar deixou 11 mil hectares de cordões litorais que deram origem a uma laguna. A Ria, também é a foz do rio Vouga e uma das mais belas paisagens de Portugal.

Linda Ria com os seus belos canais, moliceiros, gente acolhedora e paisagens deslumbrantes. Quem já ali passeou de moliceiro não esquece a viagem nem a maravilhosa fauna ali existente.

Não são apenas os passeios de barcos, as atividades da Ria. Nesta singular beleza natural também se pratica windsurf, kitesurf ou se passeia em bicicletas aquáticas.


Ria de Aveiro em Vídeo

A alma da cidade vista do céu: Ria de Aveiro, Costa Nova, Praia da Barra. Simplesmente apetecível!







Onde comer

aveiro onde comer

São muitas, as boas opções para nos sentarmos à mesa!

Algumas sugestões:


  • Mercado do Peixe, permite-nos apreciar a beleza da Ria e da cidade. É um duplo prazer: a refeição e as vistas. Preços normais e qualidade entre os melhores. Obrigatório passar por aqui.
  • SalPoente, encanta-nos só com o que os olhos vêm antes de sequer nos sentar-mos à mesa. O espaço é sofisticado e com caráter. A comida é da melhor qualidade e originalidade e o preço acima da média claro.
  • O Telheiro, uma restaurante de comida bem tradicional. Refeições inesquecíveis e prazerosas à mais de 30 anos. Preços razoáveis para a elevada qualidade.
  • Cervejaria Alicarius, oferece-nos as francesinhas mais apetecíveis da zona, acompanhadas com excelentes cervejas artesanais. Não é caro. Recomenda-se.
  • Bacalhau & Afins, apresenta o seu peixe de eleição (o bacalhau) em variadas propostas, desde os tradicionais "à Zé do Pipo" ou "à Lagareiro" até aos elaborados pratos groumet. O preço é a condizer com a qualidade: Elevado.
  • Adega do Evaristo, pequeno mas acolhedor, este estabelecimento dá-nos o melhor bacalhau como prato principal da casa. A dose muito bem servida, sacia duas pessoas.
  • Restaurante Zico, rei dos grelhados e bem conhecido pelo seu bife de alho. Situado no centro de Aveiro, é uma casa modesta mas com comida muito boa e saborosa.
  • Maré Cheia, encontra-se no centro da cidade. Acolhedor e moderno, o restaurante prima pela variedade de peixe. Tem de provar o peixe grelhado com arroz do mar e migas.



Aveiro Shopping Center

aveiro shopping center

Aveiro Center

Inaugurado em 1999, este Centro comercial está localizado a norte da cidade. Conta com mais de 30 lojas e 10 estabelecimentos para comer. Dispõe de hipermercado, lojas de tecnologia, desporto, saúde, comunicações e restauração.

Telefone: +351 234 090 382.

Morada: Estrada da Taboeira, 3800-265 Aveiro, Portugal..


Horário de funcionamento

Dias normais: das 10h00 às 22h00.

Sextas, sábados e vésperas de feriados: das 10h00 às 23h00.

Algumas lojas têm horários diferenciados. Para mais informação consultar o site do Centro Comercial


Como chegar?

A25 - Viseu Aveiro: Zona Industrial pela N109.

A1 / A29: Em Aveiro Norte virar para a A25.

A17: A25 para Zona Industrial.

N109 - Norte Aveiro: saída para Zona Industrial, depois Taboeira.




Universidade de Aveiro

universidade de aveiro

A Universidade é um estabelecimento de ensino superior público português, com sede em Aveiro desde 1973.

O campus da Universidade foi muito bem planeado, de área generosa, é como uma cidade dentro de outra cidade. Da sua arquitetura contemporânea fazem parte nomes como por exemplo Álvaro Siza Vieira ou Eduardo Souto de Moura, entre outros.

Além das Faculdades, tem um hospital, creches e residência para estudantes.







Ovos moles de Aveiro

ovos moles

É um doce típico, regional e tradicional da pastelaria aveirense e com muita história.


História

Esta é uma prática secular! Vem de geração em geração. Segundo a lenda, uma freira do Convento de Jesus estava em jejum, proibida de comer não por vontade própria. No entanto, às escondidas, terá misturado ovos com uma enorme quantidades de açúcar. Quando foi descoberta, escondeu a mistura em massa de hóstias. Seguidamente, após alguém ter descoberto o preparado, pensou-se que era um milagre!


Os Ovos Moles

É uma mistura de gemas cruas de ovos com uma calda de açúcar. A iguaria é servida dentro de hóstia (com formas de conchas ou peixes por exemplo) e coberta, se assim se quiser, com calda de açúcar ou calda de chocolate.




Aveiro Meteorologia / Tempo

aveiro meteorologia

No verão o céu está quase sempre limpo, já no inverno há mais frescura no ar, chuva por vezes e céu muitas vezes encoberto. De Junho a princípios de Setembro é talvez a melhor época para desfrutar ao máximo desta região.


Sites onde saber a meteorologia

  • Tempo.pt, página dedicada apenas à cidade e com previsão de 7 dias.
  • IPMA.pt, 9 dias de previsão do tempo dadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.



Espreite Tudo sobre a Serra da Estrela!

Conheça os Melhores destinos de turismo em Portugal!


Voltar à página principal do Blog!


16 Mar, 2023 : : Luis Mateus blog 10


blog melhores sites logo

O 'Blog dos melhores-sites.pt' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...