serra da estrela

... voltar ao BLOG


Localização e Mapas:

serra da estrela mapas

A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa onde Portugal Continental tem o seu ponto mais elevado com 1993 metros de altitude. Só depois de construída a torre de 9 metros, é que a elevação máxima ficou estabelecida acima dos 2000 metros. Apenas a montanha do Pico, na ilha dos Açores, é mais alta em cerca de 358 metros.

Serra da Estrela no Google Maps

Situa-se entre 2 concelhos, o da Guarda (a maior parte) e o de Castelo Branco. É parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, que é a maior área protegida em solo nacional.

Mais informação: Wikipédia


Serra da Estrela em Vídeo, Guarda, Portugal

A cor branca e a Serra da Estrela! A melhor altura para a ficar a conhecer : No inverno!







Serra da Estrela, o que visitar:

serra da estrela o que visitar

7 visitas a não perder perto da Serra da Estrela!

Torre

serra estrela torre

A tão bem conhecida Torre, local onde a cota de máxima altitude é atingida: 1993 metros. A Torre é cercada por extensos lençóis de neve durante o inverno. Está aqui situada a única estância de ski portuguesa. Podemos aqui encontrar o Centro Comercial da Torre onde pode adquirir o tão conceituado queijo da serra e alguns licores para degustar. Lanchar pão com queijo ou presunto é um dos mimos que pode dar à sua família!


Covão dos Conchos

serra estrela covão dos conchos

Visite a 4,5 km da Serra da Estrela, o Covão dos Conchos, um destino que parece ser tirado de um filme de ficção. O Covão dos Conchos assemelha-se a um portal para uma outra dimensão, mas na realidade não é mais do que um túnel com cerca de quilómetro e meio de extensão. Foi construído nos anos 50, com o propósito de levar água da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida. Paisagens lindíssimas da lagoa comprida.


Museu do Pão

serra estrela museu do pão

Para crianças e adultos. Este museu tem um espaço onde se dá a conhecer a história do pão aos mais pequenos que no final podem eles mesmos fazer pão. Os mais crescidos podem visitar outras 3 salas de temáticas diferentes. Depois da visita existe um espaço onde podemos provar e levar pão acabado de fazer. Também existe artesanato e outras gastronomias típicas para comprar. Se a visita for na época natalícia temos o bónus das decorações e envolvência acrescentada à já única experiência do museu.


Praia Fluvial de Loriga

serra da estrela praia fluvial de loriga

A 5,5 km da Serra da Estrela pode visitar um pequeno parque com praia fluvial bem integrado na natureza. São vários espaços de água do rio muito refrescantes especialmente em dias quentes. Lugar divinal, lindíssimo, onde apetece estar!


Covão d'Ametade - Manteigas

serra da estrela covao dametade

A 2,2 km da Serra da Estrela, outro lugar lindo! Bela natureza a ladear o rio Zêzere e que nos faz sentir em paz e estado de contemplação. Passear por entre pedras, folhas e árvores, fazer um lanche ou simplesmente estar ali, é o que nos faz ficar rendidos a este lugar!


Poço do Inferno

serra da estrela poco do inferno

Uma paisagem bela e natural misturada com uma cascata de cerca de 10 metros de água límpida proveniente da ribeira de Leandres.


Cidade da Covilhã

serra da estrela covilha

A cidade da Covilhã é cheia de atrativos, ficando difícil a sua escolha. Alguns a não perder: o Museu dos Lanifícios, o de Arte Sacra, as Igrejas de Santa Maria Maior e da Nossa Senhora da Conceição, o Miradouro das Portas do Sol, Jardim do Lago ou a maravilhosa Praça do Município.


A não perder também 3 aldeias históricas que se encontram na Serra da Estrela: Belmonte, Piódão e Linhares da Beira. São aldeias muito preservadas, onde casas e ruas de pedra nos fazem recuar algumas décadas.

Mais sugestões de atividades na Serra da Estrela




Onde ficar na Serra da Estrela:

serra da estrela onde ficar

Hotéis - Pousadas - Alojamento

  • Casa das Penhas Douradas Design Hotel & SPA, perto de Manteigas e a 1500 metros de altitude, este hotel de estilo e carácter muito original, possui restaurante, piscina, SPA e tratamento para o corpo.
  • Casa de São Lourenço, em plena Serra da Estrela, é o único hotel 5 estrelas da região. Possui vários tipos de quartos, SPA, piscina interior e exterior, vistas divinais para o Vale Glaciar do Zêzere e restaurante muito acolhedor.
  • Pousada da Serra da Estrela, hotel 4 estrelas requalificado pelo arquiteto Souto Moura. Dispõe de piscina coberta, SPA, jardins e estacionamento gratuito. Ideal para famílias numerosas pela dimensão dos quartos e por alguns serem comunicáveis.
  • Luna Chalets da Montanha, Apart hotel com vista esplendorosa sobre o planalto. Empreendimento rústico e acolhedor. Chalés bem equipados com móveis, televisão, utensílios domésticos e cozinha estilo americano. A refeição matinal é completa e muito diversificada. Boa comida. O atendimento prima pela cordialidade e boa disposição. Um lugar divino que não dista muito do cume da Serra da Estrela.
  • Quinta de Leandres, local calmo e relaxado. Pequeno-almoço variado e de qualidade. Preço em conta.
  • A Torre no Sabugueiro, pensão económica e perto da torre. Excelente variedade de produtos locais. Atendimento impecável.

Turismo Rural

  • Recanto do Açor : Quartos aquecidos, limpeza com nota muito positiva, decoração simples, Wi-Fi gratuito e jardim utilizável, Acolhedor. Vila sossegada e perto do que é importante. A 15 km da torre da Serra da Estrela.
  • Quinta de Vodra : Perto de tudo e a 15 km da torre da Serra da Estrela. Ideal para quem a queira explorar. Piscina, Wi-Fi gratuito, estacionamento também gratuito, quartos familiares. Todas as comodidades e qualidade geral garantida.



Parque natural da Serra da Estrela

serra da estrela parque natural

É a maior área protegida nacional. Esta reserva biogenética abrange maioritariamente o distrito da Guarda e um ainda um pouco do distrito de Castelo Branco com um pouco mais de 88 mil hectares. A chuva, neve e granizo ocorrem com muita frequência num parque com uma beleza fora do comum.

É possível encontrar no parque uma grande variedade de animais tais como o lobo, o javali, a lontra, a raposa ou o coelho-bravo. Encontram-se frequentemente também alguns rebanhos de ovelhas guardadas pelo famoso cão da Serra da Estrela.

Guarda, Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Manteigas são localidades a poucos quilómetros do parque natural.

Excelente destino para caminhadas, desportos de inverno ou atividades ao ar livre como andar de bicicleta nos muitos trilhos da região.







Glamping

serra da estrela glamping

3 boas opções:

  • Natura Glamping, turismo requintado na natureza da Serra da Gardunha, Fundão com vista espetacular sobre a Serra da Estrela.
  • Zona Balnear do Meimao , Alojamento em bungalows de qualidade.
  • Moinho do Maneio , alojamento de estilo único e rústico em Penamacor.



Meteorologia

serra da estrela meteorologia

3 bons sites:

  • MeteoEstrela, previsões de metereologia para a Serra da Estrela e também para Portugal em tempo real. Webcams disponíveis em direto.
  • Vítor Baía Meteo, previsão do tempo: temperatura, nuvens, chuva, neve, intensidade do vento para os próximos 6 dias.
  • Snow-Forecast, meteorologia para Serra da Estrela. Muito detalhado e completo.



Torre da Serra da Estrela

serra da estrela torre

A verdadeira altitude desta área são 1993 metros, conforme medições do Instituto Geográfico do Exército. Exatamente no ponto mais alto foi construída a Torre, um monumento em pedra, que completa a altitude do local até aos 2000 metros. É um marco geodésico que assinala o ponto mais elevado da Serra da Estrela e de Portugal continental.


A Torre é conhecida pela queda de neve durante o inverno, sendo um chamariz para muitos turistas. No verão, em plena luz do dia e com a melhor visibilidade, a vista pode abranger o Oceano Atlântico, podendo-se observar ao longe a cidade da Figueira da Foz.

Podemos ali encontrar serviços de apoio aos desportos de Inverno, os mais comuns: esquiar e praticar snowboard e também por ali se observam alguns passeios de trenó. Existe também um mini centro comercial com uma pequena amostra de produtos locais.




Webcams

serra da estrela webcams

As páginas abaixo enumeradas mostram webcams referentes à Serra da Estrela. Atenção que algumas webcams durante o verão não estão a funcionar propositadamente (não estão avariadas!). Uma vez que a quantidade de webcams disponíveis na internet são poucas, caso saiba de alguma, informe-nos.

Nota : algumas webcams registam apenas imagens de uma determinada hora do dia, em especial quando há mais claridade.

3 dos melhores sites de webcams

  • Snow-Forecast : Site detalhado de previsões de neve, informações das condições meteorológicas. Disponíveis webcams e mapas para mais de 3000 estações de ski.
  • MeteoEstrela, Site português com previsões do tempo da Serra da Estrela e de Portugal. Estações Meteorológicas e webcams em direto. Torre da Serra da Estrela, Penhas da Saúde, Covilhã...
  • Windy.com, Site muito bom onde pode ver a localização das webcams em Portugal e na Europa, informações do vento e outras condições meteorológicas.






Estância de Ski da Serra da Estrela

serra da estrela estancia ski

A Estância

Localizada na Serra da Estrela, junto à Torre a estância tem 9 pistas, completando quase 8 km. Tem, tanto pistas para praticantes iniciados, como também para esquiadores mais experientes. A sua cota vai desde os 1.854 metros de altitude até aos 1.984 metros.

Tem neve de entre Dezembro a Abril, mas também ali é produzida neve artificial. As infra-estruturas permitem o aluguer e prática de desportos de inverno como o esqui ou o snowboard.

Websites


Vista aérea da Estância de Ski

Impressionante passeio aéreo sobre a estância de ski em pleno funcionamento.




Cão Serra da Estrela

serra da estrela cao

Ficha técnica - Descrição

É a mais popular de todas as raças portuguesas. Pertence a um grupo de cães de montanha, havendo variedades de pêlo curto e comprido mas em ambas a pelagem é forte e abundante. O país de origem é Portugal, o peso varia entre os 30 e 50 kg. Pode chegar a uma altura de 72 cm.

É inteligente, autónomo, leal e um pouco desconfiado com estranhos. É cão de guarda por excelência, um maravilhoso cão de família. É bastante afectuoso tanto com donos como com as crianças.


História

É uma das raças mais belas e antigas da Península Ibérica. o Cão da Serra da Estrela tem desempenhado ao longo dos tempos uma função essencial e muito útil para com os pastores da serra. Protege rebanhos ou propriedades com bastante tenacidade. Pode executar esta tarefa muito bem sem que os donos estejam presentes.

Há quem diga que os Visigodos foram quem trouxe a espécie para vários pontos da Europa, sendo o cão da Serra da Estrela consequência desse facto.


Saúde

Esta raça é muito saudável e pouco dada a problemas genéticos. No entanto existem algumas doenças mais comuns: Displasia da anca e coxofemoral, assim como a torção do estômago são problemas problema que afectam a raça. Outra chamada de atenção é que exige alguns cuidados com a pelagem.





Queijo Serra da Estrela

queijo serra da estrela

Características

É um queijo curado confeccionado com leite cru de ovelha da Serra da Estrela e Denominação de origem protegida. A sua paste é semimole ou mole, é amanteigado, o sabor é rústico e intenso e a cor pode ser branca ou ligeiramente amarelada. O peso deste queijo oscila entre 0,7 kg e 1,5 kg.


História

O queijo Serra da Estrela leva-nos até ao século XII. É o mais destacado e antigo dos queijos nacionais e dos mais conhecidos do planeta.


Produção

As ovelhas que dão origem a este queijo são ovelhas das raças "Serra da Estrela" ou "Churra Mondegueira". Estas são as mais aptas para o efeito. O fabrico do queijo é executado de forma tradicional ao longo de centenas de anos. Pastores e gado saem de manhã e regressam ao final da tarde. Tradicionalmente, mulheres e meninas são quem produz o queijo de acordo com o que os antecessores lhes ensinaram.

Os pastores escolhem meticulosamente o pasto do seu gado porque algumas ervas dão mau sabor ao leite e consequentemente ao queijo. É tarefa diária o pastor ordenhar as ovelhas ao final do dia e a sua parceira preparar o leite para posteriormente fazer o queijo. A produção é feita entre os meses de Novembro e Maio.

Curiosidades

Esta iguaria já foi nomeada uma das 7 maravilhas gastronómicas nacionais no ano de 2011.

Celorico da Beira é a Capital do Queijo da Serra da Estrela, sendo muito associada a esta iguaria.




Conheça os Melhores Sites das Regiões de Portugal!

Voltar à página principal do Blog!


16 Mar, 2023 : : Luis Mateus blog 10


blog melhores sites logo

O 'Blog dos melhores-sites.pt' é um blog orientado para ajudar os internautas na gestão da vida em várias categorias tais como: dinheiro, casa, lifestyle, tecnologia, carreira, internet, compras, amor...