literatura e poesia


Sites de Literatura e Poesia

Espreite os melhores sites de literatura e poesia da actualidade.


  • Pensador : Frases, textos, poemas, versos, poesias, mensagens e citações. Entre  os melhores. Base de dados completa.
  • Luso Poemas : Site onde o usuário pode deixar o seu poema, a sua frase ou mensagem. Tem mural, forum, eventos e concursos literários, rimador, etc..
  • Citador : Uma das maiores bases  temáticas de citações e frases em língua Portuguesa. Milhares de frases e citações. Simples e muito completo.
  • Portal da literatura : Um vasto conjunto de informação associada aos livros e obras dos principais autores e escritores. Autores, notícias, textos, poemas, etc.
  • Pnet Literatura : Portal e comunidade de literatura dos países de língua portuguesa. Muitas publicações de inéditos.
  • Só Literatura : Site brasileiro de literatura com conteúdos, biografias, exercícios, curiosidades, jogos online, etc. Layout fraco e conteúdo podia ser melhor.
  • Luso Livros : Notícias, autores, livros, biografias e livros grátis para download em PDF e Epub. Para ler no Pc, Mac ou em dispositivos móveis.
  • Literature Page : é o lugar para ler livros clássicos, peças de teatro, histórias, poemas, ensaios e discursos on-line. Atualmente, inclui 243 trabalhos de 89 autores.
  • Frases bonitas curtas : Frases curtas para todas as ocasiões. Tem frases embutidas em fotos ideal para postar nas redes sociais.
  • Frases de : Página com frases de todo o género. Felicidade, amor, amizade, família. Frases embutidas em fotos e em texto simples. A bases de dados não é muito grande mas é seletiva e de qualidade.
  • Poesia Luis Mateus : Poesias originais de Luis Miguel Neves Mateus.


Literatura:


Vem do latim "litteris", letras, que significava para os antigos, um acumular de saberes e habilidades de escrever e ler bem, retórica e poeticamente falando. A literatura é assim a arte de compor escritos artísticos em prosa ou verso, podendo definir-se como sendo literários os textos com preocupações estéticas e emocionais, empregando em muitas das vezes o sentido mataforico das palavras. A literatura é uma manifestação de arte através da sua matéria-prima, as palavras.


Poesia:


... ou texto lírico é uma arte, em que a obra é o poema e o artífice é o poeta. Para que uma viagem poética aconteça tem de haver num texto sentido de beleza e estética retratada pelo poeta em palavras que despertam emoções, que sejam harmoniosas, que de alguma forma encantem. Uma boa poesia deverá ser inesgotável, oferecer conteúdo, emoções, persuasiva, boa sonoridade e passar uma imagem mental das palavras. Podem ser objeto da poesia temas como a saudade, o amor, a amizade, paixões, dores, alegrias, entre tantos outros...


Dicas para escrever bem

  1. Leia muito! Ler ajuda a um melhor vocabulário, a uma melhor escrita consequentemente.
  2. Escreva sobre o que gosta. Exercite a escrita sem compromisso, sobre os temas que lhe são mais prazerosos.
  3. Escreva corretamente. Evite abreviaturas, palavras estrangeiras, calão ou o palavreado das sms's.
  4. Crie um blog ou um diário e escreva sobre o que gosta. Poesia, prosa, texto livre..
  5. Seja objetivo. Textos simples, com boa apresentação, pontuação e acentuação, vocabulário amplo e conteúdo deverá ser a sua meta.
  6. Leia os seus textos em voz alta. O objetivo é corrigir possíveis erros, repetições de palavras ou rimas não intencionais.
  7. Conteúdo. O conteúdo é rei... Conte histórias, não estatísticas, desperte emoções e curiosidade. Procure ser diferente, único, original, o primeiro...